8.3 C
Londres
terça-feira, abril 23, 2024
Descrição da imagem

Usuários sofrem com paradas de ônibus abandonadas

Date:

Descrição da imagem

Em diversos pontos da capital, as paradas de ônibus estão deterioradas. Por causa disso, os usuários do transporte público têm que encontrar formas de resistir ao sol e à chuva enquanto espera o coletivo. Vários abrigos estão sujos, quebrados e sem cobertura. Além disso, faltam placas de sinalização que guiem os usuários sobre os itinerários das linhas de ônibus que atendem os bairros.

Em um ponto em frente à Secretaria Executiva de Transportes (Setran), na avenida Almirante Barroso, o teto da parada quase não existe mais. A preocupação constante refere-se ao inverno amazônico e à probabilidade maior de chuvas, como conta a balconista Elaine Cristina. “Eu quase nem pego mais ônibus nessa parada aqui em frente, prefiro andar mais um quarteirão e esperar na parada perto do batalhão”, explica.

Quer mais notícias sobre Belém? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Em dias muito ensolarados a gente sofre muito com a quentura. Quando chove a gente se molha todo e não tem como se proteger. Para completar, quando o ônibus passa no buraco aqui na frente da parada ainda molha mais ainda a gente”, diz.

A professora Kátia Farias abordou outra preocupação. Nesse caso, a falta de sinalização das linhas que passam ali naquele ponto e que acabam confundindo os passageiros. “São péssimas, sem placas de horário, sem banco para sentar, outras mal cobertas e isso é de muito tempo. Eu costumo pegar ônibus na outra parada, mas tem certos ônibus que não param lá e só param aqui. Aí fica essa confusão, porque não tem placa sinalizando quais são as linhas de cada parada”, conta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Vídeo: bandidos “fazem a limpa” em parada de ônibus em BelémPassageiros penam sob sol e chuva nas paradas de ônibus

No mesmo trecho da avenida, em frente ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o ponto também perdeu sua cobertura, além de estar enferrujado. Os usuários precisam ficar em pé e ficar debaixo do sol. Já na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Prefeitura de Aeronáutica de Belém, onde deveria ter uma parada, existe só a placa sinalizando. Os usuários esperam de pé, no meio do mato, sem proteção alguma. Alguns usuários ainda se arriscam a se proteger na sombra do poste do local.

 

 

Semob

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que está implantando, de forma gradativa, os novos abrigos de paradas de ônibus. A medida atinge principalmente os corredores com maior frequência de ônibus.

Segundo o órgão, os novos abrigos de paradas de ônibus são fabricados em estruturas de aço inoxidável, apropriadas para o mobiliário urbano ao ar livre. A Semob informa ainda que disponibiliza os seguintes canais da Ouvidoria do órgão, para que os cidadãos possam formalizar reclamações e denúncias referentes a abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelo whatsapp (91) 98415-4587.

Descrição da imagem

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here