25 C
Belém
sexta-feira, julho 19, 2024
Descrição da imagem

Sefa anuncia descontos no IPVA em pagamento antecipado

Date:

Descrição da imagem

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para todas as pessoas que possuem um veículo e deve ser pago todos os anos. O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o Governo da região onde o carro está registrado. 

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), até o dia 18 de março os proprietários de veículos automotores podem ganhar descontos no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com finais de placas 04 a 34.  

Os descontos valem para quem não tem multas de trânsito e são de de 15% do valor do imposto para quem está a dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações.

Há três opções de pagamento do IPVA no Pará: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral na data do licenciamento anual no Departamento de Trânsito (Detran). Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros.   

Para consultar o valor do imposto e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), o proprietário do veículo deve acessar o site da Sefa.

O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Basa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú e CEF) e casas lotéricas.

A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Embarcações e Aeronaves devem recolher o IPVA até o dia 30 de junho. 

Para maiores informações acesse o site da Sefa, em www.sefa.pa.gov.br; o atendimento telefônico ou mensagens no Call Center 0800-725-5533, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Há também o chat no site da Secretaria da Fazenda.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem