As inscrições para o Sisu+, etapa inédita e complementar do Sistema de Seleção Unificada, terminam às 23h59 desta sexta-feira (19) no horário de Brasília. Os candidatos podem concorrer às vagas disponíveis para ingresso no segundo semestre em universidades, institutos federais e outras instituições públicas de educação superior que aderiram à seleção.
A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Sisu. Nesta primeira edição do Sisu+, 34 instituições públicas aderiram ao processo, ampliando as possibilidades para estudantes que buscam uma vaga em cursos de graduação ainda em 2026.
O Sisu+ não é um novo processo seletivo independente. A iniciativa funciona como uma extensão da etapa regular do Sisu 2026 e foi criada pelo Ministério da Educação para ocupar vagas que permaneceram disponíveis após as chamadas e matrículas realizadas no início do ano.
Podem participar os estudantes que concorreram a pelo menos uma vaga na etapa regular do Sisu 2026 e fizeram uma ou mais das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em 2023, 2024 e 2025.
Quem pode participar?
O candidato também precisa ter obtido nota superior a zero na redação em pelo menos uma dessas edições e não pode ter participado exclusivamente na condição de treineiro. A condição de treineiro é aplicada a quem realiza o Enem apenas para testar conhecimentos, sem ter concluído o ensino médio no ano da prova.
Como funciona a inscrição?
Durante a inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso, indicando qual será a primeira e qual será a segunda preferência. As escolhas podem ser diferentes das opções selecionadas na etapa regular realizada em janeiro de 2026.
O candidato poderá pesquisar as oportunidades por curso, instituição, estado, município, turno, grau acadêmico e local de oferta. O sistema também mostra a quantidade de vagas, as modalidades de concorrência e as ações afirmativas específicas adotadas por cada universidade ou instituto.
Convocação e matrículas
As convocações da lista de espera serão realizadas diretamente pelas instituições de ensino. O início das matrículas dos chamados nessa etapa está previsto para 1º de julho, conforme o calendário e os procedimentos de cada universidade ou instituto.
Objetivos do Sisu+
A criação do Sisu+ busca reduzir o número de vagas ociosas em cursos nos quais candidatos são aprovados, mas desistem da matrícula, mudam de graduação ou deixam de comparecer às chamadas realizadas pelas universidades.
Antes da nova etapa, parte dessas vagas era preenchida por processos internos, editais específicos ou vestibulares complementares organizados separadamente pelas instituições. O novo modelo centraliza as oportunidades e facilita a consulta pelos estudantes.
O Ministério da Educação também pretende acelerar as listas de espera e reduzir custos administrativos. Universidades e institutos podem utilizar a estrutura eletrônica do Sisu para classificar os candidatos, em vez de organizar um processo seletivo próprio para o segundo semestre.
O sistema pode beneficiar especialmente cursos com maior rotatividade ou dificuldade de preenchimento, como algumas licenciaturas, engenharias e graduações consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional.
O post Últimas horas: inscrições do Sisu+ terminam nesta sexta-feira apareceu primeiro em Diário do Pará.







