O Clube do Remo deixou as quatro linhas de lado neste sábado (27) para entrar em campo em favor da solidariedade. Representantes do Leão Azul participaram da campanha “Copa do Hemopa: Sua doação é o gol da vida”, promovida pela Fundação Hemopa em alusão ao Junho Vermelho e ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
A ação reuniu dirigentes, torcedores e colaboradores do clube com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e ampliar a conscientização sobre a importância desse gesto para salvar vidas. A programação foi realizada na sede da Fundação Hemopa, em Belém, e contou com a presença do presidente do Remo, Antônio Carlos Teixeira, do mascote Leão Malino e de torcedores azulinos que aderiram à mobilização.
Conteúdo relacionado
- Clube do Remo negocia a contratação do zagueiro Matheus Felipe
- Pendência em visto de trabalho adia retorno de Tchamba ao Remo
Durante o evento, o presidente remista destacou o compromisso social da instituição e ressaltou que o papel do clube vai além das competições esportivas. “O Clube do Remo entende que seu papel vai além das quatro linhas. Participar de uma campanha como essa é incentivar a solidariedade e mostrar que um gesto simples pode salvar muitas vidas. Ficamos felizes em contribuir com essa iniciativa e tornando a doação de sangue um hábito de cidadania e amor ao próximo”, afirmou.
A campanha busca conscientizar a população sobre a necessidade da doação regular de sangue, essencial para garantir o atendimento de pacientes que dependem de transfusões em situações de urgência e emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e outras condições de saúde. Entre os participantes da ação estava o torcedor remista Sérgio Pinheiro, de 66 anos, que doa sangue há mais de quatro décadas.
Acompanhado da família, ele reforçou a importância de ampliar o número de doadores voluntários. “Sou doador há mais de 40 anos e sei o quanto esse gesto pode salvar vidas. Esperamos que cada vez mais pessoas participem, porque é um ato de solidariedade que faz bem para quem recebe e também para quem doa”, destacou.
Quem também aproveitou a mobilização para contribuir foi o designer do departamento de Marketing e Comunicação do Remo, Yuri Borges, que realizou sua doação durante a campanha. “Aproveitei a ação para fazer minha doação e contribuir com essa corrente de solidariedade. É um gesto simples, rápido e que pode salvar muitas vidas. Espero que essa campanha incentive mais pessoas a se tornarem doadoras e façam da doação de sangue um hábito”, afirmou.
Doações crescem no Pará
A campanha também reforça a importância de manter os estoques de sangue abastecidos ao longo de todo o ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), índice considerado adequado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda um percentual entre 1% e 3%.
No Pará, o número de doações vem crescendo. Em 2024, a Fundação Hemopa registrou a coleta de 106.238 bolsas de sangue, um aumento de 8,8% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 97.642 doações. Somente neste ano, mais de 46,6 mil voluntários já contribuíram com a hemorrede estadual.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos — menores de idade precisam de autorização dos responsáveis —, que estejam em boas condições de saúde, pesem mais de 50 quilos e apresentem documento oficial com foto. Também é necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento.
Em Belém, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador da Fundação Hemopa, localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro Batista Campos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.







