Mercado Financeiro

Dólar Comercial R$ 5,22 ▲
Euro R$ 5,64 ▲
Bitcoin +3.2% ▲

Editorias

Remo aposta em trabalho remoto para preparar retorno do elenco

Jogadores do Remo iniciam rotina de atividades antes da reapresentação oficial Foto: Samara Miranda/ascom Remo

Termina nesta segunda-feira (15), oficialmente, o período de férias do elenco do Clube do Remo durante a pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo. Contudo, os atletas só vão se reapresentar no próximo sábado. De segunda a sexta-feira, eles começarão um trabalho de transição entre o descanso e o retorno aos treinos. As atividades serão realizadas de forma remota, comandadas e orientadas pela comissão técnica do Leão Azul.

Fisiologista do elenco principal, Erick Cavalcante explicou como será esse período. Em declarações divulgadas pela comunicação do clube, ele comentou sobre as mudanças na mentalidade dos atletas ao longo dos anos, o que vem facilitando o trabalho de preparação física. Abaixo, alguns pontos destacados pelo fisiologista.

A consciência física dos atletas

Consciência física

“Nesse período, de uns dez anos para cá, a consciência atlética desses atletas melhorou muito. Eu lembro que, há cerca de 20 anos, enquanto eu trabalhava na preparação física, a nossa primeira missão na pré-temporada era emagrecer os atletas. Eles chegavam acima do peso e, depois, a gente dava a condição atlética. Hoje em dia, a gente tem uma tranquilidade muito grande nesse sentido, entendendo que eles sabem que são atletas. Nesse nível, existe todo um entorno, um staff preparado para dar as condições necessárias. Eu sei que essas pessoas vão para casa sem aquele cronograma e a obrigatoriedade dos horários do clube, mas todas elas, mesmo sem estarem sob orientação direta da equipe, buscam no dia a dia se manter ativas”.

Trabalho remoto e treinos em casa

“Não pode haver exageros, nem o exagero do descanso, nem o exagero da atividade física sem controle. A gente sabe que esse momento é de descanso psicológico, principalmente. É um período para entender o contexto ao redor, afinal de contas estamos em férias durante uma Copa do Mundo. Mas também é preciso compreender que é necessário se manter ativo e buscar manter a condição física atualizada para, quando chegar ao clube, receber carga de trabalho. Porque, se você chegar muito abaixo, essa carga poderá causar um efeito prejudicial. Se exagerar um pouco na dose, essa mesma carga também pode se somar negativamente. Então, o atleta precisa entender que deve descansar, viver a família, aproveitar seu lado cultural, mas também reservar um período do dia, mesmo que não seja aquele horário estabelecido pelo clube, para se manter ativo”.

Treinos em casa

“Hoje, muitos atletas têm em suas residências ferramentas e espaços que auxiliam nesse processo. Lembrando também que eles dispõem de diversos locais que podem frequentar, não apenas academias. Atualmente, existem estúdios de performance e outros espaços próximos de suas casas, que estão muito acessíveis. Então, é perfeitamente possível manter esse trabalho. O próprio atleta compra seus equipamentos e ferramentas de manutenção, sejam elas voltadas para recuperação, regeneração ou atividades físicas. Eles já entenderam a importância disso. Eu diria que, de cada 100 atletas, 95% realizam trabalhos fora dos clubes”.

Trabalho interdisciplinar

“Procuro conceituar a Fisiologia como um coletor de dados e um informante para a preparação física. Nós coletamos dados de tudo o que você possa imaginar relacionado à performance e à condição física. Coletamos dados sanguíneos, físicos e também subjetivos, por meio de questionários, entre outros. A ideia é condensar todos esses dados, que chamamos de carga externa e carga interna, e oferecer esse material para a preparação física e para os atletas. Para quê? Para que possamos controlar a carga de trabalho. É um conjunto formado por Fisiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Medicina, que fornece essas informações. A partir daí, todo o grupo observa e controla a carga do atleta. Nós passamos esses dados, conversamos com a comissão técnica, dialogamos com todos os envolvidos e procuramos oferecer ao atleta a melhor condição para o jogo”.

Estrutura remista

“Estamos estruturando o clube pensando muito na nossa permanência na Série A e na continuidade desse trabalho. Eu sempre digo que é importante o jogador de Série A vir para cá e permanecer aqui. Porque você não pode oferecer uma estrutura de Série D, Série C ou Série B para atletas de Série A”.

O post Remo aposta em trabalho remoto para preparar retorno do elenco apareceu primeiro em Diário do Pará.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest