O período da Quaresma está chegando ao fim para os católicos e as celebrações da Semana Santa começam a preparar os fiéis para a Páscoa.
Evento tradicional da Semana Santa, o Domingo de Ramos será celebrado neste domingo (24), em várias igrejas em todo o mundo. A cerimônia tem um simbolismo para os católicos, que começam a recordar sobre a Paixão de Cristo e a sua Ressureição.
Até o Domingo de Páscoa, data que marca a ressureição de Jesus, vários eventos são realizados pela Igreja Católica, cada um com um simbolismo e espiritualidade diferente.
CONTEÚDO RELACIONADO
Semana Santa celebra eventos do CristianismoBasílica divulga programação da Semana SantaVeja programação da Catedral da Sé para a Semana Santa
“A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Um domingo cheio de significados para nós cristãos. Jesus faz sua entrada triunfal em Jerusalém, montado no jumentinho, símbolo de humildade e simplicidade. Tudo que nós precisamos para de fato vivenciar, com muito amor e fé, esta semana que é tão importante para a Igreja”, afirma o padre Josué Bosco, da Congregação dos Padres Barnabitas, que administra a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.
De acordo com o sacerdote, o dia é marcado para que os fiéis possam trazer os Ramos, um símbolo que vai além da liturgia.
“Os Ramos significam um tempo novo, um tempo de esperança. Jesus que vem para oferecer a paz para a humanidade. Neste Dia Santo, somos convidados a uma adesão e uma união mais profunda com Deus, declarando-o como o Rei de nossas vidas. O mundo nos oferece luzes, brilhos, facilidades e prazeres. O Reino de Cristo nos pede amor ao próximo, nos pede para perdoar até setenta vezes sete e carregar a própria cruz. Por isso, o Domingo de Ramos significa para nós que precisamos ser humildes e viver a simplicidade em todos os momentos”, justifica.
Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Para o sacerdote, o momento é de espiritualidade, renovação e reflexão sobre as ações para viver um período de celebração e alegria.
“Que estes dias sejam momentos de oportuno de renovação interior para que possamos acolher Jesus de fato como nosso Rei e Salvador. Que nossa fé em Cristo nos ajude a não repetir o que fizeram no passado com Jesus, onde o povo o acolheu com gritos de empolgação, mas aqueles gritos de acolhida não eram sinceros, e no final o povo foi dominado pelos amores mundanos e gritaram crucificá-lo”, justifica.
CELEBRAÇÕES DOS RAMOS
O Domingo de Ramos será celebrado de acordo com os horários de cada Paróquia da Arquidiocese de Belém.
Basílica Santuário de Nazaré: 6h30, 8h, 10h (Procissão dos Ramos), 12h, 16h, 18h e 20h. Todas as missas haverá a benção dos Ramos
Catedral da Sé: Procissão de Ramos da Igreja de São João Batista às 8h30 e missa as 9h na Catedral, sendo celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.