Na véspera do Dia do Trabalhador, espaços culturais de Belém abriram as portas em horário estendido para mais uma edição do projeto “Uma Noite no Museu”, da Secretaria Estadual de Cultura. A programação, que seguiu até as 22h, movimentou o Complexo Feliz Lusitânia, Praça Dom Pedro e outros pontos da Cidade Velha, atraindo visitantes mesmo diante da chuva.
No Museu de Arte de Belém, na Prefeitura, o público destacou a importância da iniciativa, como no caso da servidora pública Susy Campos, 41, que elogiou o projeto. “Isso possibilita que a classe trabalhadora possa acessar esses espaços. Normalmente, os museus funcionam no horário comercial, e a gente não consegue vir porque está trabalhando”, afirmou.
Ela também observou a boa adesão do público, mesmo com o tempo instável. “Apesar da chuva, tem bastante gente. A população adere”, disse. Susy visitava o local acompanhada da jovem Sara da Silva, de 10 anos, que se mostrou animada com a experiência. “É bom que é de graça, dá pra aproveitar mais”, comentou.
A escolha do local também levou em conta a praticidade. “A gente veio com as crianças e começou por aqui por estar mais perto. A ideia é seguir para outros espaços se a chuva deixar”, explicou Susy, que destacou ainda a beleza do prédio histórico.
Entre os visitantes, o clima também foi de celebração. O casal Caliel Rendeiro, 24, e Larissa Freitas, 23, escolheu o museu como parte da comemoração de aniversário de namoro. “É um dos meus lugares favoritos da cidade. Sempre que posso, venho. Aproveitei a programação para trazer ele e fazer algo diferente”, contou Larissa. Para Caliel, a iniciativa foi decisiva para conhecer o espaço pela primeira vez.
“Eu sou daqui, mas nunca tinha vindo justamente por causa do horário. Trabalhando e estudando, fica difícil. Hoje deu essa oportunidade”, destacou. O casal ainda pretende aproveitar o circuito cultural e visitar outros espaços próximos, como o Museu de Arte Sacra.
O post Chuva não espanta: noite de museus lota em Belém apareceu primeiro em Diário do Pará.







