Mercado Financeiro

Dólar Comercial R$ 5,22 ▲
Euro R$ 5,64 ▲
Bitcoin +3.2% ▲

Editorias

Espetáculo gratuito em Belém reúne estudantes da rede pública nesta quinta (7)

O espetáculo “Diversidade Cultural”, promovido pelo projeto Música na Escola, volta aos palcos de Belém nesta quinta-feira (7), com apresentação gratuita no Teatro Margarida Schivasappa, localizado na Fundação Cultural do Pará (Centur), no bairro de Nazaré. O evento começa às 18h e reúne música, teatro e dança para discutir temas sociais contemporâneos.

Após a estreia realizada em março, no Teatro Waldemar Henrique, o espetáculo retorna com uma proposta que mistura arte e reflexão ao abordar assuntos como racismo, desigualdade social, direitos humanos, juventude, identidade cultural e meio ambiente.

O elenco é formado por estudantes da rede municipal de ensino e integrantes da comunidade, que participam de um processo artístico desenvolvido dentro do ambiente escolar.

Idealizado pelo sociólogo e mestre em Ciência Política John Souza, o projeto Música na Escola busca tornar o ensino da sociologia mais acessível e participativo para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da rede municipal de Belém.

A metodologia inclui debates em sala de aula, análise de músicas relacionadas aos conteúdos estudados e ensaios teatrais e musicais, que resultam em apresentações abertas ao público nos teatros da capital paraense.

Segundo John Souza, a estreia realizada em março confirmou o impacto positivo da iniciativa.

“O público estava muito envolvido, porque não é simplesmente um show. São interpretações, danças, músicas e reflexões críticas. Conseguimos alcançar nosso objetivo, que é fazer com que os jovens reflitam e percebam novas possibilidades para suas vidas”, afirmou.

O idealizador destaca que o projeto também fortalece o papel da escola pública e amplia oportunidades para os jovens por meio da arte.

Atualmente, a iniciativa reúne entre 200 e 400 participantes, entre estudantes, familiares e membros da comunidade, alcançando diversas escolas de Belém e distritos da capital.

A estudante Natasha Lobo, de 18 anos, relata que a experiência trouxe mudanças pessoais.

“Aprendi a me expressar melhor e ganhei mais confiança. O teatro me proporcionou oportunidades de fala e transformou minha forma de me relacionar com as pessoas”, disse.

O espetáculo é dividido em cinco blocos temáticos e debate questões como escravidão, exclusão social, juventude, relações virtuais, consumo e preservação ambiental.

Outro braço do projeto é o Coletivo Rebarbads, formado por integrantes do teatro e da banda musical, com participantes entre 10 e 58 anos. O grupo busca incentivar o protagonismo juvenil e valorizar a cultura amazônica.

Mantido com recursos próprios, o projeto busca novas parcerias para ampliar suas atividades e garantir a continuidade das ações culturais.

Após a apresentação desta quinta-feira, o espetáculo terá novas sessões nos dias 26 de junho, no Teatro Waldemar Henrique, e 31 de agosto, no Teatro da Paz.

Serviço

Espetáculo: Diversidade Cultural
Data: quinta-feira, 7 de maio de 2026
Horário: 18h
Local: Teatro Margarida Schivasappa (Centur), bairro de Nazaré, em Belém
Entrada: gratuita

O post Espetáculo gratuito em Belém reúne estudantes da rede pública nesta quinta (7) apareceu primeiro em Diário do Pará.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest