Foi divulgado o mais recente Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do IBOPE Repucom. Os dados são de abril e apontam o comportamento dos clubes nas redes sociais — quem engajou mais, quem conquistou mais seguidores, com detalhamento por plataforma. Os resultados destacam o desempenho de Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras como os que mais cresceram no período. Juntos, eles somaram 675 mil inscrições, ou seja, responderam por 77% dos novos seguidores entre os 50 clubes monitorados no ranking.
Apesar dos números, em uma análise geral, esse foi o menor crescimento do ano. A queda é atribuída à redução expressiva de novas inscrições no Instagram: foram apenas 124 mil.
Apesar da força expressiva, Clube do Remo e Paysandu seguem estáveis no meio do ranking. O clube com mais inscritos, somando Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e TikTok, é o Papão. A equipe está em 21º lugar, com um total de 2.399.043 seguidores em sua base. O Leão aparece em 22º, com 2.389.975. Ou seja, no Re-Pa digital, o Bicolor soma cerca de 10 mil inscritos a mais.
Quem leva melhor e onde
No Instagram, os clubes concentram o maior número de seguidores. Nessa rede, o Leão tem boa vantagem: soma 1.070.257 seguidores, contra 939.599 do Papão. No Facebook, outra plataforma com grande volume de inscritos da dupla, o Remo também lidera: 561 mil contra 491 mil dos bicolores.
Nas demais redes, a supremacia é do Paysandu. No X, o Papão possui 223.444 inscritos, enquanto o Remo tem 168.718. No YouTube, são 229 mil bicolores contra 223 mil remistas. Já no TikTok, a vantagem alviceleste é ampla: 416 mil inscritos, contra 267 mil azulinos.
O levantamento
O estudo é produzido e divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com maior número de seguidores do país.
Quem está bombando nas redes
O post Re-Pa digital pega fogo: Paysandu lidera no geral e Remo domina no Instagram apareceu primeiro em Diário do Pará.







