Castanha
A seca do ano passado na Amazônia provocou uma quebra em torno de 70% na safra da castanha-do-pará e fez o preço disparar. A situação acendeu um alerta sobre a instabilidade na cadeia e no mercado.
Museu
A família Martins inaugurou o restaurante e museu Vagão Vitória, ao lado do Sobrado Vitória, em Bragança. Cheio de detalhes interessantes, com 46 lugares, serviço à la carte, tendo no comando o bragantino chef Alexandro.
Tamandaré
Iniciou a obra do Terminal Hidroviário Almirante Tamandaré. Muitos desapropriados atrasaram a saída do local, e ainda resta um posto abarrotado de combustível. Obra pré-moldada para inaugurar em outubro.
Alumínio
O setor de eletricidade foi um dos que mais consumiu alumínio no Brasil, em 2024, segundo a ABAL. O avanço reflete os investimentos em novas linhas de transmissão, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Para 2025, a projeção é de um crescimento adicional de 4,1% no consumo doméstico.
Energia
A usina hidrelétrica de Belo Monte começou a estudar a possibilidade de construir uma nova barragem no Rio Xingu, para reduzir o conflito em relação ao uso da água e aumentar o potencial de geração ao longo do ano. Seria uma espécie de reservatório para acumulação de água.
Grão
Os investimentos previstos para os portos do Arco Norte, onde se incluem Santarém e Vila do Conde, devem ampliar a capacidade de embarque dos atuais 60 milhões de toneladas de grãos para 100 milhões de toneladas, nos próximos cinco anos, diz a Amport.
Peixe
A China liberou a importação de pescados extrativos. O Pará nada de braçada nessa área, e a piramutaba é uma das espécies mais cotadas.
Floresta
A “Biomas”, empresa de crédito de carbono que entre seus acionistas tem Itaú, Unibanco, Mafrig, Rabobank, Santander, Suzano e Vale, lançou seu primeiro projeto de restauração de floresta nativa, modelo em que áreas degradadas de floresta recebem mudas de plantas nativas e são completamente restauradas.
Malbec
Nesta terça, no bistrô Assemblage, da Grand Cru, o Wine Dinner Especial ao Malbec World Day. À frente do evento estarão Rodrigo Aguilera, Mayara Hamad e a sommelière da vinheria, Tatiany Falcão.
Portugal
No próximo dia 10, na Casa Monte Tabor, na orla de Icoaraci, a Comunidade Sementes do Verbo promove um legítimo Jantar Português. Evento beneficente em prol da formação de seminaristas.
EM ALTA
Mobiliário
Cheias de estilo e em várias opções de cores, acaba de desembarcar na Donna J uma nova remessa de cadeiras para eventos.
Rússia
Delegação com 40 empresários russos fechou reserva de uma semana no restaurante Famiglia Sicilia, no período da COP.
Cruzeiro
Encerrando a temporada, o cruzeiro Hanseatic chega no próximo dia 12 a Belém, vindo do Peru. Aqui, embarca 150 alemães e segue para a Europa.
EM BAIXA
Alagamento
Belém é cortada por 65 canais que enchem quando a maré sobe ou chove demais. Muito pior quando as duas condições coincidem.
Estufa
Em bairros como o Guamá e a Terra Firme, com alto adensamento populacional e sem vegetação, a temperatura vira uma estufa.
Calor
Ainda correm atrás de leito para a COP, porém, em novembro, um sol para cada visitante está garantido. Muitos vão entender de clima ao vivo e em cores.
O post Seca na Amazônia provoca quebra na safra da castanha-do-pará apareceu primeiro em RBA NA COP.