A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima celebrou ontem o bom desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de oitenta discentes tiraram nota acima de 900 pontos na Redação, uma das pontuações mais relevantes para o ingresso em uma universidade pública. A comemoração foi marcada com a tradicional foto com os alunos, representando o desempenho de toda a equipe escolar e a importância da educação pública.
Ao todo, foram 160 alunos com nota a partir de 800 pontos. Desses, 16 alunos tiraram 960 pontos; enquanto 80 alunos tiraram notas acima de 900 pontos; e 189 alcançaram mais de 700. O resultado reflete uma rotina pedagógica consolidada através do projeto “Construção e Reconstrução de Textos”, idealizado pela professora Ione Franco, que identificou a necessidade de um trabalho complexo para melhorar a construção dos textos e a interpretação dos alunos do Ensino Médio.
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Dessa forma, a iniciativa mescla momentos de exercícios sobre o repertório cultural de forma individualizada e coletiva, questão também responsável pelo sexto lugar no ranking dos estados brasileiros com o melhor desempenho na redação do Enem. Com 121 notas entre 980 e 1000, o Pará ficou atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Bahia, segundo o Ministério da Educação (MEC). Mesmo assim, o estado despontou com o melhor desempenho entre os demais da região Norte, sendo também o único acima da média nacional da região. “Esse momento revela que, nos últimos anos, a gente tem investimento em educação, temos um olhar para que esse processo educacional se fortaleça, com os monitoramentos das ações, estratégias educacionais que tem proporcionado aos nossos alunos uma rotina pedagógica com uma carga horária consolidada. É a sala de aula, instrumentos, como materiais pedagógicos, que tem contribuído para que o aluno tenha todo o suporte para o seu processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a pedagoga Geovania Paiva.
Compromisso
De acordo com a professora de redação, Ione Franco, o momento de comemoração é a consequência de um trabalho focado no compromisso e dedicação de todos os envolvidos. “Nós temos um método necessário para manter a organização do pensamento na construção de um texto dissertativo-argumentativo. Eles leem muito, estudam muito, treinam bastante, isso é necessário para o sucesso na redação. Eles são extremamente focados e comprometidos e a professora também tem que ser comprometida com esse trabalho que traz um resultado maravilhoso para eles”, disse a docente.
Preparação intensa, com treinos diários, garante boas notas
A preparação intensa durante todo o ano de 2024 foi o motivo dos 960 pontos na redação de Klysia Costa, 18 anos. Segundo ela, o treino diário com temas diversos, incentivados pela escola, foi o responsável por uma prova tranquila com a construção de um texto voltado para a negligência do Estado em relação às políticas públicas de educação e saúde para a população negra brasileira, tema que já tinha praticado pouco antes da realização do Enem. A boa nota reacendeu a esperança em passar no curso dos sonhos.
“Todos os dias praticamen-te eu treinava, pegava um tema diferente e aplicava a estrutura da redação do Enem. Com os erros, eu pude aprender muito e a professora foi me orientando. Acho que eu fiz mais de 20 redações ao longo do ano pra poder alcançar essa nota. Quando eu vi o tema da redação eu fiquei muito feliz porque tinha praticado algo muito parecido. Eu quero fazer Psicologia e com essa nota eu estou com muita esperança em cursar na UFPA ou tentar Prouni”, contou a estudante.
O estudo e o exercício da redação também foram aliados do estudante Arthur Mocbel, de 17 anos, ao longo do ano passado. Isso porque, de início, ele teve dificuldade em construir um texto satisfatório, mas logo foi auxiliado pelo projeto da escola. O resultado do esforço foi uma nota 960 em uma redação sobre a desvalorização da cultura africana e a ausência de uma disciplina escolar voltada para este tema. Agora, ele espera ansioso por uma vaga no curso de Direito.
“Eu tive que estudar e praticar bastante. A nossa professora Ione nos deu muita atividade e isso foi muito importante no meu desempenho. Quando eu vi o tema, fiquei meio ansioso porque é fácil tangenciar essa questão. Então, eu abordei dados específicos para não sair do que estava pedindo. Independente da nota, eu tô feliz com o meu desempenho e esperançoso. Só tenho que agradecer a Ione, agradecer ao Albanízia, foi um momento muito bom pra mim com meus estudos, com o meu desempenho, só tenho que agradecer”, finalizou o discente.