Com o objetivo de consolidar os sistemas e serviços do Estado, e facilitar o acesso dos cidadãos a informações sobre serviços públicos, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), apresentam amanhã (27) o “Pará Digital”, uma plataforma unificada de serviços do governo do Pará. O objetivo é garantir acesso ágil e seguro as informações de mais de 300 serviços ao cidadão, podendo ser acessado pelo endereço https://www.paradigital.pa.gov.br.
O “Pará Digital” representa uma evolução na maneira como a população interage com o governo estadual, ele é mais um passo em direção à modernização e ao acesso aos serviços públicos. Funcionando como centralizadores de serviços, o portal e o app disponibilizarão acesso e consulta sobre as informações de todos serviços oferecidos pelos órgãos, digitais ou não. Se o serviço já for digital, o cidadão poderá acessar diretamente pelo gov.br.
Outra vantagem é que, mesmo havendo a necessidade de um atendimento presencial, o cidadão pode obter todas as informações sobre os documentos necessários antes do se deslocar, evitando assim, a “perda de tempo”. Essa iniciativa simplifica o acesso aos serviços e promove maior transparência e agilidade, reduzindo a burocracia e os tempos de espera, tornando o processo ágil e simplificado para todos os envolvidos.
“Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais a digitalização dos serviços, oferecendo agilidade e facilidades ao cidadão, um passo importante para a inclusão e transformação digital que almejamos”, ressalta o presidente da Prodepa, Carlos Maneschy.
O portal e o aplicativo do Pará Digital serão grandes centralizadores de informações e serviços e a população terá maior facilidade de acesso para resolver problemas do dia-a-dia relacionados aos órgãos estaduais. Além disso, o Pará Digital já está integrado com o gov.br, ou seja, o cidadão já poderá acessá-lo sem cadastro prévio, se já tiver conta ativa no gov.br.
Com o serviço do órgão também já integrado, o cidadão não precisará de vários logins para acessar. “A ideia é sempre melhorar e a transformação digital é exatamente isso: facilitar ao máximo a vida do cidadão, principalmente para quem mora no interior do estado, que às vezes tem que ir para outra cidade para ter acesso aos serviços do estado”, pontua o analista de sistemas Elísio Cabral, analista responsável pelo projeto.
De acordo com a Lei de Acesso à Informação, todos os órgãos precisam ter cartas de serviços e o Pará Digital é o resultado da parceria entre Prodepa e OGE, com participação ativa dos órgãos estaduais, que alimentaram a ferramenta com suas cartas de serviços. Dentro dessa plataforma o cidadão acessa e depois avalia o serviço.
Essa avaliação fica armazenada e gera dados estatísticos, sendo possível verificar quais os serviços mais utilizados, quais os mais curtidos e os menos curtidos e assim, é possível construir estratégias com base na experiência do usuário, buscando melhorias constantes.
Após a apresentação, a Prodepa e a OGE concentrarão seus esforços junto aos órgãos estaduais, para que os serviços que ainda não são digitais sejam digitalizados e o portal se torne uma referência na centralização de informação e serviço.
Sistema Integrado de Gestão das Ouvidorias do Pará (SIGO)
A apresentação dos sistemas unificados, com o Pará Digital, nesta quarta-feira será a partir das 8h no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) a partir das 9h. Também será apresentado o SIGO, o Sistema Integrado de Gestão das Ouvidorias do Estado do Pará, utilizado para registrar as demandas espontâneas da sociedade com a finalidade de aprimorar os serviços públicos, por meio de manifestações do cidadão, tais como: denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e também elogios.
Serviço:
A Prodepa informa que o “Pará Digital” já pode ser acessado através do endereço: https://www.paradigital.pa.gov.br e o aplicativo será disponibilizado em breve na Apple Store e na Google Play Store.