A criação de candidaturas “laranja” nas eleições não é nenhuma novidade. Elas são criadas com o objetivo de garantir maior verba no fundo partidário, liberação de militantes de cargos públicos ou alcançar cotas específicas de candidatura por partido.
Nas eleições deste domingo (6) uma candidatura não obteve nenhum voto à Câmara Municipal de Belém. Eliade Soares (Avante), chegou a publicar em sua conta no TikTok que nem sabia que estava concorrendo.
O partido do candidato, Avante, é parte da coligação de Tiago Araújo (PODEMOS), no entanto, Eliade, em mais de uma situação, declarou voto a Éder Mauro (PL).
Candidaturas sem voto dominaram a RMB
Além de Eliade, pelo menos 13 candidaturas na Região Metropolitana de Belém (RMB) não tiveram nenhum voto. Destas, Cinco são mulheres. Entre os partidos, cinco das candidaturas, incluindo todas as de Santa Izabel do Pará, são do PRD.
O único município da RMB que não teve candidaturas sem voto foi Castanhal. Lá, a postulante menos votada teve um único voto.
Das candidaturas sem voto, as únicas que, em algum momento, prestaram contas foram as dos candidatos de Santa Izabel do Pará: Pastora Sônia, Maranhão, PR Ged Brito e Betinho, todos do PRD, receberam, cada um, R$ 169,50 de doação da campanha do candidato a prefeito do partido, Nelson Shigeo Kanai, que teve 1,08% dos votos.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Confira as candidaturas sem voto por cidade:
Belém: Eliade Soares (Avante)Ananindeua: Efrain Lisboa (Solidariedade), Nilcivani (PRTB)
Marituba: Marcelo Lisboa (PP), Professor Regi (AGIR), Jadson do Banco (PDT)Santa Izabel do Pará: Pastora Sônia (PRD), Maranhão (PRD), Pastor Ged Brito (PRD), Betinho (PRD)Santa Bárbara: Lucival Rodrigues (AGIR), Maria Marinho (PDT)Barcarena: dra Regina Soares (PRD), Marlene Rodrigues (REDE)