28 C
Belém
domingo, setembro 8, 2024
Descrição da imagem

Igor lidera corrida à Prefeitura de Belém, diz pesquisa

Date:

Descrição da imagem

As eleições municipais de 2024 se aproximam, e com ela, a corrida eleitoral fica cada vez mais intensa. Nesse contexto, as pesquisas de intenção de votos apresentam uma ideia do cenário que deverá ocorrer no dia do pleito.

Foi divulgada nesta segunda-feira (22) a pesquisa realizada pelo Instituto Iveiga Regnum sobre as intenções de voto em Belém, apresentando o pré-candidato (MDB) liderando a corrida eleitoral, seguido por Éder Mauro (PL).

A pesquisa foi encomendada por um portal de notícias de Belém, ouviu 1 mil pessoas entre os dias 16 e 19 de julho e foi registrada no TSE sob o número 00012/2024, com uma margem de erro de 3,1% e um intervalo de confiança de 95%.

PESQUISA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, Igor Normando (MDB) lidera com 22,9% das intenções de voto, seguido pelos candidatos Éder Mauro (PL), com 18,8%, e Jefferson Lima (Podemos), com 10,1%.

O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL) aparece em seguida, com 9%, seguido por Thiago Araújo (Republicanos), com 8,2%, Eguchi (Avante), com 4,1%,Ítalo Abati (Novo), com 0,9%, e Wellingta Macedo (PSTU), com 0,4%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somam 21,8%, enquanto brancos e nulos somam 3,8%.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor, Igor também aparece na frente, com 11,2% das intenções de voto, seguido por Éder Mauro, com 9,2%, e Edmilson Rodrigues, com 5,1%.

Jefferson Lima aparece depois, com 3,8%, seguido por Thiago Araújo, com 2,3%, e Eguchi, com 1,4%. Outros nomes citados na pesquisa espontânea somam 2,1%. Eleitores que não souberam ou não quiseram responder somaram 64,8%, enquanto brancos e nulos somaram 0,2%.

APOIO

A pesquisa ainda analisou o impacto da interferência de políticos que apoiassem candidatos. Perguntados sobre a reação caso o governador Helder Barbalho declarasse apoio a um candidato, 47,8% afirmou que não interfere na decisão de voto, 34,8% afirmou que aumentaria a vontade de votar neste candidato, 14% afirmou que diminuiria a vontade de votar neste candidato, e 3,4% não soube ou não quis responder.

Quando a mesma pergunta foi feita sobre o apoio do presidente Lula, 43,5% afirmou que não interfere na decisão de voto, 26% que aumentaria a vontade de votar no candidato, 25,5% que diminuiria a vontade de votar no candidato e 5% não soube ou não quis responder.

Já na mesma pergunta feita sobre o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, 36,7% afirmou que diminuiria a vontade de votar no candidato, 34,1% que não interfere na decisão, 24,4% que aumentaria a vontade de votar no candidato e 4,8% não soube ou não quis responder.

AVALIAÇÃO DE EDMILSON RODRIGUES

A pesquisa ainda fez o levantamento de como a população avalia a atuação do prefeito Edmilson Rodrigues. De acordo com a pesquisa, 62,4% avaliam a atual gestão como ruim, 15,4% como regular para ruim, 12,8% como regular para bom, 5,6% como bom e 2,4% como ótima. O público que não soube ou não quis responder soma 1,4%.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem