O ex-senador e ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi eleito prefeito de Palmas neste domingo (27). Ele ficou à frente da deputada estadual Janad Valcari (PL), apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com 100% das urnas apuradas, Siqueira Campos obteve 53,03% dos votos válidos (78.673 votos), ante 46,97% de Janad Valcari (69.684), segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Igor Normando é eleito novo prefeito de BelémZé Maria Tapajós, do MDB, é eleito prefeito de Santarém
No primeiro turno, Janad havia encerrado na liderança a disputa para o comando da capital do Tocantins com 39,22% dos votos válidos, ante 32,42% de Siqueira Campos. Essa foi a primeira vez que Palmas teve segundo turno.
Em sua campanha de segundo turno, Eduardo Siqueira Campos concentrou esforços em eventos públicos, como “adesivaços” e encontros com eleitores em bairros de Palmas.
Ele recebeu apoio da prefeita Cinthia Ribeiro, do ex-candidato Júnior Geo (PSDB), e de partidos como o PT e o PCdoB.
Quer mais notícias de eleições? Acesse nosso canal no WhatsApp
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o ministro do Esporte André Fufuca e o senador Ciro Nogueira marcaram presença em um dos últimos eventos de campanha do candidato.
Nos debates televisivos, como o da TV Norte, afiliada do SBT, Siqueira Campos destacou propostas para modernizar o transporte público com 200 novos ônibus e melhorias na infraestrutura urbana.
O candidato também citou o fortalecimento do Banco do Povo, ampliando crédito para microempreendedores, e a expansão de instituições de ensino técnico.
A campanha de ex-senador e ex-prefeito procurou manter uma proximidade com os eleitores por meio de eventos populares, feiras, e encontros comunitários.
Siqueira Campos tem uma trajetória longa no cenário político de Tocantins. Sua carreira na política teve início como deputado federal em 1988, logo após a criação do estado.
Ele foi prefeito de Palmas entre 1993 e 1997, além de senador de 1999 a 2007. Em 2023, ele se filiou ao Podemos para concorrer novamente à prefeitura. Atualmente, atua como empresário no ramo da comunicação, tendo sido deputado estadual de 2015 a 2023.
O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB), terceiro colocado no primeiro turno, deu apoio velado a Siqueira Campos em suas redes sociais ao afirmar que não votaria em Janad e que abstenções e votos nulos e brancos só ajudariam quem não se quer no poder.
Entre as promessas no segundo turno, Siqueira Campos diz que pretende criar subprefeituras para atuar como zeladorias dos bairros, contendo unidade da Guarda Metropolitana e SAMU. Também prometeu priorizar a inclusão social, programas para idosos e incentivo ao empreendedorismo feminino.
Ex-sócia da banda Barões da Pisadinha, Janad foi eleita deputada estadual em 2022, sendo a primeira mulher mais votada do legislativo de Tocantins, somando 31.587 votos.
Para o pleito deste ano, ela contou com apoio do governador Wanderlei Barbosa e do senador Eduardo Gomes, ambos do PL.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também a apoiou, participando de motociata. Acompanharam o ato senadores, deputados, vereadores e lideranças políticas, no último dia de campanha de Janad.
No segundo turno, ela explicou que pretende abrir concursos públicos e criar um plano de carreira próprio para servidores do PrevPalmas. Ela também pretende pagar benefícios aos servidores da saúde, como plantões extras, gratificações e vale transporte, sem comprometer os cofres públicos.
A ex-sócia da banda virou alvo de uma investigação da Promotoria do Tocantins sobre um possível enriquecimento ilícito envolvendo a banda. Ela nega as acusações.