As Eleições 2024 estão se aproximando e muitos municípios estão contando com apenas um candidato disputando a prefeitura. Neste ano, o número de cidades com candidatura única dobrou desde as últimas eleições, em 2020.
O número passou de 108 para 214 municípios com apenas um candidato, o que significa dizer que basta apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Pará tem três municípios com candidatura única
O aumento é considerado o maior das últimas sete eleições, quando começou, no ano de 2000, segundo dados sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na avaliação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a hipótese é que os desafios de candidaturas em pequenas cidades desestimulem as pessoas a disputar essas prefeituras.
“Não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta”, destacou.
Quer mais notícias sobre Eleições 2024? Acesse nosso canal no WhatsApp
A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes. Rio Grande do Sul (43), Goiás, (20) e Mato Grosso (9) são os estados com os maiores números desse tipo de candidatura.
Ainda segundo o CNM, o total de candidaturas nesta eleição caiu 20%, de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.