O viaduto que liga a Avenida Independência à Rodovia BR-316, em Belém, está quase pronto para ser entregue à população, com 96% das obras já finalizadas. O projeto, que está sendo executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos diários, proporcionando mais segurança e conforto para quem utiliza essa importante via da Região Metropolitana.
“Estamos fiscalizando a etapa final desse importante equipamento que vai transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana. Estamos na etapa final de pavimentação e já vamos implantar a sinalização, trazendo mais segurança para os usuários que transitam no entorno da Alça Viária, da Av. Independência, Ananindeua, Marituba e Belém”, comentou Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Governo anuncia pagamento de abril para os servidores. Veja as datas
- Mais de 630 mil temporários devem ser contratados até junho
- Obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una será entregue em setembro
A obra tem grande importância para os moradores da região, como explica Marcos Nascimento, engenheiro florestal e morador da área. “Essa obra é essencial para o trânsito da região, vai diminuir os congestionamentos que são rotineiros nesta área, além de melhorar o acesso à Av. Independência, desafogando o trânsito na BR-316”, afirmou o profissional, destacando a relevância da obra no cotidiano dos usuários da via.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Além da melhoria no tráfego, o viaduto também é um ponto de destaque cultural, graças à intervenção artística realizada pelo muralista Jeferson Cardoso. Os muros do viaduto receberam uma pintura vibrante, inspirada na rica biodiversidade da Amazônia. Com cores fortes e elementos típicos da fauna local, como a arara-canindé e a arara-vermelha, o mural também retrata os rios e guarás da região.
“A Amazônia é uma inspiração, olhar para qualquer lado da cidade nos traz inspiração. É uma alegria grande proporcionar para a população uma pintura tão linda, feita à mão livre, e com muito carinho também colocado em cada detalhe”, contou Jeferson Cardoso, que, com 23 anos de experiência, é um dos maiores nomes da arte urbana paraense. Para dar vida ao projeto, Jeferson contou com a colaboração do pintor Fernando Barrão.
“É uma sensação maravilhosa porque estamos presenteando a cidade com essa pintura linda, espero que todos prestigiem essa arte. É o sonho de qualquer artista, fazer um trabalho dessa proporção”, finalizou Jeferson.