A Festividade de Nossa Senhora de Lourdes começou! A programação, que começou no dia 29 de janeiro, homenageia a protetora dos enfermos e doentes, e é uma programação mundial da Igreja Católica.
Com o tema “Rezando com Maria, somos os peregrinos da esperança”, a festa deve ir até o dia 11 de fevereiro, data que celebra a primeira aparição da Imagem, em 1858.
nesta segunda-feira (3), se inicia o quarto dia de festas, com o tema “Porque olhou para a humildade da sua serva, doravante, todas as gerações hão de chamar-me de bendita!”, explanado aos fiéis pelo Mons. Agostinho Cruz, Cura da Catedral de Belém, que presidirá a Missa das 18h30 com a presença da Congregação Mariana, Exército de Maria e Mães em Oração. Na ocasião será concedida a benção das velas e das gargantas.
A Legião de Maria da Capela de Lourdes e Região Sant´Ana, e seminaristas são convidados da celebração eucarística do dia 4 de fevereiro, às 18h, presidida pelo cônego Roberto Cavalli, Reitor do Seminário São Pio X, quem conduzirá o tema “Santo é o Seu Nome porque realizou grandes obras em meu favor” e concederá a benção dos Terços.
Paróquias da Região Sant´Ana, grupo “Mães que oram pelos filhos” e a Comunidade Cristo Alegria animam a festividade no dia 5 de fevereiro, presidida pelo padre Rafael Brito, Vigário Episcopal da Região Sant´Ana, que concederá aos fiéis a benção da saúde e refletirá o tema “Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que O temem”.
Quinta-feira, 6, e sexta, 7 de fevereiro, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 7h às 17h. Às 18h30, a Missa do dia 6, com a benção das imagens de devoção, presidida pelo padre Bernardo da Comunidade Sementes do Verbo, com participação do MESCE, e Terço dos Homens da Região Sant´Ana e Capela de Lourdes para refletir o tema “Manifesta o poder do teu braço”.
O tema “Dispersa os soberbos; derruba os poderosos do seus tronos” será refletido pelo padre Felipe, da Comunidade Semente do Verbo na presidência da Missas das 18h30 no dia 7, ocasião da benção da indulgência plenária do Ano Jubilar e dos escapulários com a participação de todos os grupos e pastorais Sementes do Verbo.
Sábado, dia 8 de fevereiro, o destaque da festividade com a 2ª Caminhada com Maria, desde às 8h. E às 18h30, começará a 8ª noite de festa som Missa presidida pelo padre Valério Sartor, da Capela. Ele refletirá o tema “E eleva os humildes; sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada” e concederá a benção dos pães no dia em que a Capela receberá a Casa da Caridade à frente de ações caritativas, como distribuição de sopa, Almoço dos Pobres e vovozinhas, o Projeto CAC e as equipes de serviços da Capela e da Litugia.
O tema “Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre” anima a última noite do novenário sob a direção espiritual do padre Francisco Sorrentino no dia 10 de fevereiro, quando haverá a benção de chaves de casas, apartamentos, escritórios, carros, etc. Participam dessa noite a Paróquia Santa Luzia e a Pastoral do Batismo da Região Sant´Ana.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
No dia 9, será celebrada a missa dominical nos seguintes horários: 7h, 9h (benção das crianças), 11h (benção de crianças que devem estar usando roupas brancas e levar uma vela), 17h30 (benção de religiosos e da Vida Consagrada) e às 19h30. Da mesma forma será no dia 9, nos mesmos horários.
O encerramento da festa será no dia 11 de fevereiro, dia da festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a ser celebrado com Missas Solenes às 6h30 (Benção da Saúde), às 9h (Unção dos Enfermos), presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras, às 12h a Missa dedicada aos devotos de Nossa Senhora de Lourdes com benção de objetos de devoção concedida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Eleito de Macapá, e às 18h30, a Missa de Encerramento da Festividade, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.