27 C
Belém
terça-feira, janeiro 14, 2025
Descrição da imagem

Vaga temporária pode ser caminho para garantir efetivação

Date:

Descrição da imagem

Considerado um saldo positivo, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), no primeiro trimestre de 2024 foram registradas cerca de 780 mil vagas temporárias, número liderado pelo setor da Indústria (45%), seguido de Serviços (40%) e Comércio (15%). E apesar do aumento da abertura de vagas no período de fim de ano, Cilene Campelo, diretora regional da Asserttem, pontua que os contratos temporários ocorrem durante o ano todo.

“Porque os contratos temporários são usados para fazer substituições em situações de licença maternidade, férias de um funcionário, afastamento por motivos de doença, além de serem utilizados em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães. Então, desde o início do ano tem contratações temporárias”, comentou.

Ainda segundo a diretora regional, cerca de 22% dos trabalhadores temporários são efetivados após o contrato. Por isso é importante ter um bom desempenho, ser pontual e comprometido com o trabalho. “Também é fundamental conhecer a empresa, os produtos, os clientes, e lembrar que se está sendo observado. Fazendo isso, na hora que aparecer uma vaga efetiva, irão lembrar de você”,

Conteúdos relacionados:

BELÉM



E foi assim que o vendedor Eduardo Gomes, de 24 anos, garantiu a vaga efetiva em uma loja de importados, situada na avenida Presidente Vargas, na capital paraense. O jovem, que trabalha no setor de eletrônicos da loja, foi contratado temporariamente em meados de outubro do ano passado e comenta que ter experiência o ajudou na empreitada. “Já possuir experiência é muito importante, com certeza, porque você precisa desenrolar o trabalho e sabe como resolver”, disse.

O gerente da loja, Eduardo Araújo, de 30 anos, comentou que as contratações temporárias foram realizadas no mês de outubro, antes do Círio de Nazaré para suprir a demanda da festividade e das festas de fim de ano. No total, foram feitas 5 contratações e 2 funcionários foram efetivados, os demais saíram por motivos pessoais.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“O importante é que consegui manter meu quadro de funcionários para o ano de 2025, as vagas estão todas completas e não tivemos redução. Agora estamos organizando a casa e verificando o que é preciso abastecer”, ressalta. O sócio-gerente de uma loja de calçados, tecidos e confecções, João Paulo Martins, de 24 anos, comentou que os 25 funcionários que trabalham na empresa são efetivos. Inaugurada em dezembro do ano passado, as contratações começaram ainda na primeira quinzena do mês de setembro. “Agora, para o período de carnaval, vamos estar fazendo abertura de novas vagas, as pessoas já estão conhecendo a loja e vamos observar a demanda. Conforme o mercado, vamos estar contratando mais pessoas”, pontua.



Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem