Faltando pouco mais de um mês para a grande procissão do Círio de Nazaré 2024, a cidade de Belém já se prepara para a realização da maior festa católica do mundo. Neste contexto, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) lança mais uma campanha de conscientização pelo combate ao trabalho infantil.
Em visita ao Grupo RBA nesta quarta-feira (11), a juíza do trabalho Vanilza Malcher apresentou a camisa da campanha, que traz o tema “Com Maria, em ação e oração, por um Brasil sem trabalho infantil”, e abordou as novidades para este ano, onde a iniciativa completa 10 anos.
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Acompanhada de Valcicley Alcântara, voluntário do projeto, a juíza foi recebida pelo diretor-presidente do Grupo RBA de Comunicação, Camilo Centeno, onde eles puderam conversar mais sobre a temática do trabalho infantil e sobre a parceria da empresa e do TRT-8 na divulgação da campanha durante o Círio 2024.
“Nós, do Grupo RBA, buscamos sempre apoiar iniciativas como essa, que estão de acordo com nossos valores enquanto empresa de comunicação. Essa é uma parceria sólida que é reforçada a cada ano”, pontua Camilo Centeno.
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Sobre o combate ao trabalho infantil, Camilo Centeno destaca que esta deve ser uma luta de todos, pois a exploração dos menores de idade acarreta em consequências que impactam em toda a vida das crianças, tanto na fase infantil quanto na adulta.
“Estive lendo e estudando a respeito desta temática e aprendi que todo ser humano em formação precisa passar por fases. Na infância, as crianças precisam estar na escola, brincar e receber o afeto familiar, pois isso tem reflexos diretos sobre em quem elas serão quando forem adultas. Se tirar isso delas, para a exploração da mão de obra, o desenvolvimento delas enquanto pessoa é afetado para sempre, com menos oportunidade de empregos e de uma vida digna. Por isso é importante reforçarmos o combate ao trabalho infantil”, explica o diretor-presidente do Grupo RBA.
Sobre a campanha do TRT-8 no Círio 2024, que foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (11), Vanilza Malcher afirma que a escolha da festa católica para a realização da iniciativa se deve pelo alcance de visibilidade que a festividade proporciona, além de também trazer a religião para o contexto de combate ao trabalho infantil.
“Desde 2015, quando lançamos a campanha durante os preparativos para o Círio, vimos que havia um grande engajamento em torno do tema, justamente porque a festa amplifica a nossa voz. Desde então, outros Tribunais Regionais do Trabalho pelo Brasil também trazem iniciativas similares, como no Rio, durante o Carnaval, na Bahia, durante a festa do Senhor do Bonfim, entre outros. Em Belém, temos uma grande adesão e, neste ano, nossa temática alerta para o aumento das estatísticas sobre o trabalho infantil, que voltaram a ser expressivos neste cenário pós-pandemia. Então isso é um problema que precisamos evidenciar. Nós temos certeza que esta será uma campanha muito bem vista pela sociedade, pelos alunos de escolas públicas e por todos que fazem parte desse movimento, em especial nossas crianças, adolescentes e jovens”, explica Vanilza.