25 C
Belém
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Descrição da imagem

Tapanã recebe escola reconstruída pelo Governo do Pará

Date:

Descrição da imagem

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, garantindo oportunidades e promovendo a cidadania. Um ambiente escolar adequado e uma estrutura de qualidade são essenciais para que os estudantes tenham um aprendizado eficiente e se preparem para o futuro.

Com esse compromisso, o Estado tem priorizado a educação de qualidade e ambiente escolar adequado aos paraenses. Por isso, reafirmando mais uma vez essa responsabilidade, o Governo do Pará entregou a Escola Estadual Aldebaro Cavalero de Macedo Klautau, localizada no bairro do Tapanã, em Belém, totalmente reconstruída, nesta terça-feira (4).

“Eu estou muito feliz nessa escola. Ela foi construída pelo meu pai quando ele era governador em 1985 e quis o destino que, 40 anos depois, eu pudesse estar aqui junto com esse time, junto com vocês, para reconstruir a escola, para deixar a escola limpa, a escola está toda estruturada, com esse ginásio, salas todas com ar-condicionado, laboratório de informática, laboratório multifuncional, tudo que é preciso para que essa escola possa crescer cada vez mais. Eu tenho certeza que o céu é o limite que vocês vão crescer cada vez mais. Com paridade na educação, com os alunos envolvidos para que a Escola Aldebaro Klautau possa ser um orgulho para o Tapanã, possa ser um orgulho para o Pará e um orgulho para todo o Brasil. Contem com o nosso trabalho. Bora estudar e bora trabalhar!”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.



Conteúdos relacionados:

A unidade é a 159ª escola reconstruída e entregue pelo Executivo desde o início da atual gestão estadual, no ano de 2019. Com um investimento de R$ 5,8 milhões, a Escola Estadual Aldebaro Klautau agora conta com novas salas de aula, totalmente climatizadas, sala de informática, refeitório, depósito para merenda, copa/cozinha, áreas administrativas e de convivência, coordenação pedagógica, laboratório multidisciplinar, quadra coberta e espaço maker – onde o estudante desenvolve habilidades inovadoras e coloca em prática seu conhecimento no campo da robótica, tecnologia e outras atividades.

Atualmente, a escola conta com 1.388 estudantes, divididos entre Ensino Fundamental Regular (8º e 9º anos), Ensino Médio Regular (1ª, 2ª e 3ª séries) e EJA Médio, nos turnos da manhã, tarde e noite.



“Hoje é um dia muito especial para toda a comunidade da Escola Estadual Aldebaro Klautau. A entrega de uma unidade, totalmente reconstruída e equipada, amplia especialmente as possibilidades pedagógicas, além de trazer mais conforto para todos. Estamos investindo fortemente na estrutura de nossas escolas e em outras tantas ações fundamentais. Seguimos avançando juntos por uma educação de qualidade e acessível para todos”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Isabelle Matos, ver a transformação do ambiente escolar é muito satisfatório. “Eu achei a obra bem feita, já dei uma voltinha na escola e está bem bonita. As paredes bem pintadas, as salas estão em ótimo estado, climatizadas, está super diferente de antes. É um orgulho ver a escola assim, tanto para os funcionários quanto para os alunos. Para mim, com certeza isso dá um incentivo para me dedicar mais, com professores qualificados, com as salas impecáveis, dá uma certa vontade de querer estudar por mais”, considerou.

Uma grande novidade que a comunidade escolar ganha com a reconstrução da escola é a sala de podcast. O ambiente garante o suporte necessário para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, interação e conhecimento ao receberem personalidades e abordarem diversos temas. “Antigamente, a gente tinha o espaço da web rádio e, hoje, já numa nova roupagem, nós vamos ter o podcast, que é o ‘Égua do Pod!’, que já é um sucesso entre os alunos. No ‘Égua do Pod!’ a galera pode ouvir o que a escola vem produzindo, além trazer personalidades que vêm agregar valores sociais para discussões amplas de vários temas, como por exemplo, bullying”, explicou a professora Patrícia Silva.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Para a educadora, que ministra aulas de Biologia e Educação Ambiental, a reconstrução da escola é um ganho para estudantes, professores e moradores do Tapanã de forma geral. “A reconstrução da Escola de Aldebaro Klautau é um ganho social para a comunidade porque ela traz espaços interativos, espaços pedagógicos que não se costumam ver. Isso vai agregar qualidade no nosso serviço educacional, no ensino e aprendizado”, considerou a professora Patrícia.

Ideb – Destaque, a Escola Estadual Aldebaro Cavalero de Macedo Klautau obteve a nota 5,3 no Ensino Fundamental e 4,7 no Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O resultado também contribuiu para o avanço do Pará, onde o Estado cresceu 1,3 ponto no Índice, entre as edições de 2021 e 2023, consolidando um crescimento histórico na história do Ideb, demonstrando a dedicação do Governo do Pará em oportunizar acesso à educação pública de qualidade.

O Pará alcançou a pontuação de 4,3 no Ensino Médio, sendo uma etapa de responsabilidade do Estado, e saiu da 26ª posição para a 6ª colocação no ranking do indicador, se tornando destaque nacional.

Agora, a Escola Estadual Aldebaro Klautau se prepara para enfrentar os desafios de 2025, com foco na na implementação de novas estratégias pedagógicas para conquistar mais resultados positivos para a educação pública paraense. Como afirma a gestora da unidade escolar, Rosiana Garcia.



“A escola está um sonho. Eu sempre sonhei em ver essa escola do jeito que ela está hoje e esse é um momento muito importante porque a Escola Aldebaro Klautau nunca teve uma reforma com essa grandiosidade. Essa reforma, ou melhor, reconstrução, vem para mudar não só a estrutura física da escola, assim como também a nós mesmos. É uma grande satisfação a gente ver a nossa escola reconstruída, ver a nossa escola com salas de aulas com ar condicionado, com a quadra coberta. Uma grama bonita, ver os alunos felizes com um laboratório de informática, com uma grande quantidade de computadores, ver um laboratório multidisciplinar com equipamentos, uma sala de podcast que os alunos gostam muito. Tudo isso vem pra nos ajudar, pra contribuir pra que a gente possa fazer um trabalho cada vez melhor”, frisou a diretora que está a frente da gestão escolar há 10 anos.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem