27 C
Belém
sábado, novembro 30, 2024
Descrição da imagem

Semana dos Povos Indígenas faz caminhada em defesa da terra

Date:

Descrição da imagem

O último dia de programações da “I Semana dos Povos Indígenas” começou com a “Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”, realizada na manhã deste domingo, 21. A concentração se deu na escadinha da Presidente Vargas e o percurso foi até o Complexo Feliz Lusitânia. O governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, participaram do ato.



“Entendemos que a COP em Belém será a maior mobilização de sociedade civil de todas as COPs. Fazer um chamamento à participação popular é fundamental. O chamamento à participação popular, para poder termos aqui indígenas e não indígenas. Poder chamar os povos da floresta, do campo, das cidades e neste momento de caminhada, nós queremos cada vez mais fazer com que o planeta possa nos ouvir, nos ver, nos enxergar e debater conosco as soluções do meio ambiente a partir das soluções da floresta. Soluções que passem por olhar pelo meio ambiente e olhar pelas pessoas”, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho.



A ministra Sônia Guajajara aproveitou o momento para reforçar a importância dos saberes indígenas aqui na região amazônica, mostrados para todo o mundo. “Essa caminhada acaba intensificando ainda mais o que aconteceu aqui na capital, na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. O Pará organizou esse momento com a participação de todos os povos, a qual é uma prévia também para o acampamento Terra Livre, que será em Brasília e começará na segunda-feira, 22. São lutas que se somam, que se fortalecem pelos direitos dos povos indígenas, pelo chamado à COP 30, pelo reconhecimento dos povos indígenas como guardiões e pelo papel que a gente exerce pela proteção do meio ambiente”, reconheceu a ministra.



Para a titular da Secretaria dos Povos Indígenas, o ato deste domingo é uma mobilização, uma articulação, mas também uma conscientização de que Belém, a região metropolitana do Estado do Pará, Amazônia e o Brasil estão cada vez mais conscientes do que está acontecendo no planeta.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Jovem liderança indígena de Parauapebas, Xawän Xikrin também esteve na programação. “Viemos para mostrar nossa tradição, nossa cultura, a resistência, a luta, que não é de hoje. Nossa preocupação é cuidar do nosso meio ambiente, da floresta, dos rios, da terra, precisamos preservar a nossa biodiversidade”, explicou.



“Essas mudanças climáticas, a gente já está mostrando resultados, a gente já está mostrando que essas mudanças climáticas têm efeito também no homem branco. E os povos indígenas estão chamando para que todos possamos voltar juntos para mitigar essas mudanças climáticas. E a marcha, a gente está contando com uma sociedade mais consciente que possa vir conosco e dizer que o governo está cada vez mais olhando para todos”, reforçou.



O funcionário público Nilton Campo acompanhou a caminhada e vê como fundamental a valorização dos povos indígenas. “Estamos aqui em função até deles, da criação, do surgimento deles. Então é importante o envolvimento nesse tema”, avaliou.



A programação da Semana dos Povos Indígenas continua na Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, onde desde às 13h e até às 21h30 de hoje, 21, no Palco Encantaria, ocorrem apresentações culturais com participação de artistas indígenas e aliados da causa indígena



Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem