Na manhã desta sexta-feira (6), o projeto “Canteiro com a Comunidade”, iniciativa do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), reuniu moradores da Passagem Stélio Maroja, no bairro Barreiro, para plantar mudas em pneus reutilizados, promovendo não apenas a revitalização da área, mas também a conscientização ambiental e a integração social.
O projeto, coordenado pela Comissão de Sustentabilidade, tem como objetivo criar áreas verdes em locais que sofrem com o descarte irregular de lixo, incentivando práticas sustentáveis e o engajamento da comunidade. Segundo Denise Morais, 36, presidente da comissão, o projeto, que existe desde o ano passado, foi retomado em setembro após uma pausa estratégica para identificar comunidades que desejavam participar ativamente.
Ação teve a participação de 16 membros da Comissão de Sustentabilidade do CIIR e o apoio dos moradores. “Essa é só a segunda comunidade que recebe o projeto, mas temos planos de expandir para outras áreas ao longo do ano. Queremos criar uma rede de apoio ao meio ambiente em toda a cidade”, ressaltou.
Onze-horas, manjericão, cheiro-verde e couve foram algumas plantas escolhidas da vez. Mas o impacto do projeto não se limita à estética. Denise destaca que o Canteiro com a Comunidade faz parte de um plano maior de sustentabilidade, que inclui a realização de oficinas sobre reaproveitamento de alimentos, que podem ser resultado dos próprios alimentos plantados, além da educação ambiental, especialmente voltadas para as crianças da comunidade. “Queremos que eles se sintam parte desse movimento de mudança, que percebam o valor de um espaço verde bem cuidado e que levem esse aprendizado para dentro de casa”, diz.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Para participar do projeto, não há uma inscrição formal, a representante explica que apenas é preciso que as comunidades demonstrem interesse e que podem dar continuidade ao trabalho. “No Barreiro, algumas pessoas nos procuraram, manifestando o desejo de transformar um espaço que antes era utilizado para descarte de lixo em uma área verde para o bairro”, acrescentou.
A comunidade do Barreiro terá novos pontos para apreciar: um canteiro que não só embeleza o bairro, mas também reforça a importância de práticas sustentáveis e a união em prol do bem comum. Dona Nadir, de 74 anos, moradora do bairro há quase quatro décadas, foi uma das principais incentivadoras do projeto na comunidade. Aposentada e apaixonada por questões ambientais, ela já desenvolvia iniciativas de plantio em sua própria residência.
“Esse projeto estava no papel há cinco anos. Quando a Denise me ligou no mês passado, senti que era o momento de trazê-lo à vida. Estamos transformando um local que antes era um depósito de lixo, principalmente o canal aqui da rua, em um jardim para todos. Fico muito feliz com isso”, comemorou Nadir.O Canteiro com a Comunidade vai além do plantio de mudas. A ação também oferece oficinas de personalização de pneus, que são utilizados como vasos para as plantas. Ivanete Mendes, 56 anos, dona de casa e participante ativa da ação, destacou a importância de envolver a família e a comunidade no cuidado com o meio ambiente. “Achei o projeto maravilhoso. É a primeira vez que participo de algo assim, e já estou pensando em trazer minha família para engajar também”, afirmou enquanto pintava uma placa para ser colocada no canteiro.