25 C
Belém
sábado, janeiro 25, 2025
Descrição da imagem

Procura por viagens a Belém cresce mais de 75%

Date:

Descrição da imagem

Belém desponta como um dos grandes potenciais turísticos do Brasil, com sua rica cultura, gastronomia única e paisagens naturais que encantam visitantes de todo o mundo.

A cidade de Belém, sede da Conferência Climática Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro deste ano, já desponta como interesse turístico de 75% dos internautas interessados em conhecer a capital paraense. A movimentação começou logo após o anúncio do Brasil (Belém do Pará) como local da conferência internacional.

Os dados estão contidos no estudo denominado “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024”, realizado pela empresa Sprint Dados, a partir de informações geradas pela plataforma Jano, de sua propriedade, com sede em Brasília.

O estudo completo foi validado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará) e será divulgado em várias plataformas digitais, além da apresentação oficial no seminário Novos Gestores, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep), nesta sexta-feira, 24, na Estação das Docas, em Belém.

A secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, festejou os resultados e destacou o apoio do prefeito Igor Normando, do Governo do Estado do Pará e do Ministério do Turismo para novos modelos de investimentos visando aumentar os segmentos do turismo e cultura de Belém. A gestora está na Espanha participando da 45ª Feira Internacional de Turismo, na qual o Brasil é o país homenageado.

“É com grande entusiasmo que vemos Belém se consolidando como um importante destino turístico do Brasil e do mundo, especialmente, com a realização da COP-30 e com o apoio do prefeito Igor Normando, do Governo do Estado Pará e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, estamos seguindo firmes no trabalho conjunto, objetivando o desenvolvimento da cultura e do turismo em Belém”, destacou a secretária Cilene Sabino.

Sobre a participação da Secretaria de Turismo de Belém na Feira Internacional (Fitur/2025), ela disse que o evento global é uma oportunidade interessante para mostrar a história e, principalmente, o compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável de Belém. “Acredito que o turismo é uma indústria fundamental para o crescimento econômico e a geração de empregos no mundo e vamos seguir dialogando e trabalhando de forma integrada com todos os parceiros para garantir que nossa cidade aproveite ao máximo essa visibilidade internacional”, ressaltou. “Nós estamos muito animados com o futuro de Belém e com o impacto positivo que a COP 30 trará para economia da nossa gente”, completou a secretária Cilene Sabino, que retorna a Belém, após o dia 26, com boas expectativas para o setor de turismo e cultura de Belém.

Turismo emprega 16 mil pessoas em 2024 com previsão de alta devido aos eventos da COP 30

O estudo “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024” destaca a consolidação do mercado turístico de Belém, a alta em número de empregos e de estabelecimentos comerciais, além da movimentação de toda cadeia produtiva do segmento turístico, incluindo, números recordes de voos domésticos e internacionais.

Segundo a jornalista Isa Arnour, presidente da Abrajet/Pará, as análises do estudo acenam positivamente para a consolidação da capital paraense como modelo de destino turístico sustentável e competitivo. “Esses dados oferecem subsídios necessários para alcançar resultados positivos e de sucesso”, destaca a jornalista. Para a CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas, Belém está vivenciando uma onda crescente no turismo nacional e internacional e ofertando um leque de empregabilidade para 16 mil pessoas em 2024. “Isso reforça a importância econômica do turismo”, analisa.

O novo cenário do turismo da capital paraense será divulgado pela integrante do Conselho Municipal de Turismo em Belém, a Abrajet, que é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais registrados, atuantes em jornais, revistas, TVs, sites, blogs, rádios, mídias sociais, assessoria de imprensa e empresas do setor turístico com a finalidade de potencializar o turismo brasileiro. Possui em seu quadro associativo, nacionalmente, mais de 350 profissionais.

No estado do Pará, a Associação foi fundada em 18 de fevereiro de 2006. Completará 19 anos de atuação na divulgação e promoção do turismo paraense. São mais de 50 associados em todo o estado. Abrajet-Pa também é uma entidade reconhecida como de utilidade pública para o Estado do Pará.

Sobre a Sprint Dados, autora do estudo, a CEO da empresa, Rayane Ruas, explica que a Sprint Dados tem o compromisso de transformar dados em insights estratégicos para o setor de turismo. A empresa utiliza tecnologias avançadas, como Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial para captar e analisar informações relevantes sobre perfil dos viajantes e a performance dos destinos.

Visitação recorde em Palacete Francisco Bolonha é mostra de interesse pela cultura de Belém

A visitação aberta ao palacete Francisco Bolonha, situado no bairro de Nazaré, em Belém, é mostra real do interesse de turistas pela cultura da capital paraense. As visitas são agendadas ou espontâneas de terça a sextas-feira, em três horários, a partir das 9h. O palacete é uma das joias do conjunto arquitetônico de Belém tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Só neste mês de janeiro de 2025, mais de duzentas pessoas, em sua maioria turistas de outros estados e países vizinhos ao Brasil, estiveram visitando o espaço. Um número recorde que vem se repetindo desde o ano passado.

Segundo o estagiário de curso de História, da Universidade Federal do Pará, Lucas Gavinho, que acompanha as visitações, o público se interessa pela história da construção do palacete, que teria sido erguido para abrigar o grande amor de Francisco Bolonha, sua esposa Alice Ten Brinke (1853 a 1950), que era carioca, musicista e pianista. A riqueza da decoração, com destaques para as iniciais de Francisco Bolonha em ouro, a funcionalidade da moradia e, sobretudo, as salas de música, de banho e de vestir de Alice, considerada uma personalidade feminina que ditava a moda na Belém do passado, chamam a atenção do público. O palacete foi construído entre 1905 a 1909 com inspirações em obras europeias, deixando os turistas extasiados com tanta riqueza cultural.

História do Palacete atrai público de todas as idades de cidades brasileiras e de países vizinhos ao Brasil

A pequena estudante Luiza Sofia Arlindo, 9, já esteve no palacete Bolonha várias vezes e sempre que volta carrega com ela outras pessoas. A menina é apaixonada por história. “É minha disciplina preferida e, visitando o palacete é uma forma de aprender sobre a cultura de Belém e como as pessoas viviam em épocas diferentes da nossa”, contou, durante a visitação da última quinta-feira, 23, junto com as amigas Lyandra e Laylla Nazaré.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O analista de sistema Eliney Cardoso, que há anos se mudou para Macapá (AP), aproveitou o dia para levar a filha Manuela Cardoso, 12, para conhecer o palacete Bolonha. “Eu já conhecia, por isso, achei muito importante trazer minha filha para acompanhar a visita e se informar sobre o passado de riqueza de Belém. Tudo é muito lindo”, disse o analista.

Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A turista argentina Emelly Souza se encantou com o palacete Bolonha. “É muito lindo”, disse ela ao final da visita. “Ficamos muito felizes em ver que Belém tem um acervo lindo e preservado, em condições de receber visitação e conduzir a gente a um passado tão lindo e interessante”, disse Ruth Aviz. A Fundação Cultural de Belém, que organiza o roteiro das visitações, avisa que o serviço permanece à disposição do público, sempre de terça-feira a sexta-feira, a partir das 9h.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem