O ilustrador e designer Lucas Quaresma, 31 anos, lançou neste sábado (17) mais uma revista em quadrinhos da sua coleção. Desta vez, a publicação foi intitulada de “Democracia!” e fala sobre a importância histórica e social deste modelo de governo em uma linguagem adaptada às crianças. Quaresma foi diagnosticado com TEA (transtorno do espectro autista) aos 3 anos. Ainda criança, ele desenvolveu um enorme talento para desenhos e, depois de adulto, prestou faculdade de designer.
“Ele trouxe todos os personagens que ele encontrou falando de democracia, muitos a favor, outros contra, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre. Então assim, muito bacana a ideia dele, eu achei fantástica essa ideia”, explica Eliane Quaresma, 61, mãe de Lucas e editora da revista.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Iniciativa oferece curso de Libras para população de Belém
- Clube da PM promove atividades voltadas para autistas
- Livro promove inclusão escolar para crianças com deficiência
Lucas tem dificuldade de expressão com pessoas de fora do ciclo familiar, mas afirmou ao DIÁRIO que estava feliz com a presença do público no lançamento da revista, que ocorreu no Espaço São José Liberto, Cidade Velha, Belém. “Além do Polo Joalheiro, nós vendemos na Casa Lúdica [14 de março, 785] e diretamente comigo, pelas redes sociais. Inclusive, quem comprar pelas redes ganha um brinde que é uma caricatura da foto da pessoa ou da família em uma sacolinha”, completa Eliane.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Mayane Peixoto, 23, professora, tem experiência com alunos neuroaptípicos. Ela fez questão de prestigiar o lançamento e comprar alguns exemplares. “A gente está analisando o quanto as políticas públicas estão começando a entrar em vigor de fato efetivamente agora. Então, conseguir trazer para essa parte artística, dar esse ponto positivo, dar esse reforço, eu acho que é extremamente importante”, opina.