O Dia da Consciência Negra é celebrado em memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra e da luta pela liberdade. A data reforça a necessidade de combater o racismo estrutural e valorizar as contribuições da população negra para a formação cultural, social e econômica do Brasil.
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), divulgou um comunicado em vídeo nas redes sociais para reforçar a importância da data e apresentar um plano inovador para 2025.
No vídeo, o prefeito eleito destacou a relevância da data e enfatizou que o combate ao racismo e à desigualdade não pode ser restrito a apenas um dia. “Hoje, Dia da Consciência Negra, é um dia para reconhecermos a importância histórica das pessoas negras na construção do nosso país. E esse exercício não deve somente no dia de hoje”, afirmou Igor.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Veja o vídeo:
Ele aproveitou a ocasião para anunciar uma novidade que entrará em vigor em 2025: a transformação da atual Coordenadoria Antirracista de Belém (COANT) na Secretaria Executiva de Igualdade Racial. A iniciativa visa intensificar as ações afirmativas e implementar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial na cidade.
“Por isso, a partir de 2025 na prefeitura, a atual Coordenadoria Antirracista de Belém (COANT) se torna a Secretaria Executiva de Igualdade Racial para que possamos trabalhar em ações afirmativas e políticas públicas de igualdades em durante a nossa gestão.”, destacou Igor Normando.
A nova secretaria deverá atuar como um instrumento essencial para a criação e execução de políticas públicas inclusivas.
Pela primeira vez, o feriado está sendo comemorado em âmbito nacional, trazendo ainda mais visibilidade à luta por igualdade e reconhecimento das contribuições históricas da população negra no Brasil.