29 C
Belém
sexta-feira, janeiro 10, 2025
Descrição da imagem

Hana Tuma fala sobre saneamento e urbanização para a COP 30

Date:

Descrição da imagem

Em entrevista ao programa Bora Cidade, da RBA/TV, na tarde desta sexta-feira, a vice-governadora do Pará e governadora em exercício, Hana Tuma, detalhou a entrega do canal da Gentil, que será realizado pelo Governo do Estado, no aniversário de 409 anos de Belém, dia 12 de janeiro. O primeiro trecho da obra, com mais de 550 metros de comprimento, será entregue pela vice-governadora.

À apresentadora Natália Lago, Hana Tuma afirmou que a obra do novo canal da Gentil será a segunda obra do conjunto de intervenções em saneamento e urbanização em Belém, que receberá a COP 30 em novembro deste ano.

“Entregamos na segunda-feira o canal da Timbó e no domingo estaremos entregando o canal da Gentil. É uma obra completa, com retificação do canal, saneamento, abastecimento de água, esgotamento sanitário, ciclofaixa e pavimentação. Portanto, uma reurbanização, uma valorização e uma melhoria da vida da nossa população. Alagamentos que eram sofridos por gerações, nunca mais as casas serão inundadas pelas águas das chuvas”, afirmou.

VEJA TAMBÉM

No novo canal da Avenida Gentil Bittencourt, no trecho entre a travessa Teófilo Condurú e a rua da Olaria, também foram realizados os serviços de terraplanagem, aterramento de quintais das residências próximas e sinalização completa das vias marginais do canal, com a construção de uma ponte e de uma passarela.

“A gente fica muito feliz de ver no aniversário de Belém, que a gente tá transformando a cidade com tantas obras que estão acontecendo. Nós teremos no final deste ano, uma nova Belém que voltará a ser a capital da Amazônia”, continuou.


true

Em um investimento de R$ 49,7 milhões, o novo Canal da Gentil faz parte do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que visa solucionar um problema histórico de alagamentos, vivenciado por mais de 300 mil pessoas que moram nos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.

Para prevenir os alagamentos na área, foi realizada a dragagem do fundo do canal, o que vai ampliar a vazão e o escoamento de água do esgoto e da chuva sem que ocorra a inundação das casas dos moradores.

PARCERIA GOVERNO DO PARÁ E PREFEITURA DE BELÉM

Durante a entrevista, a vice-governadora Hana Tuma também reafirmou o compromisso da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Belém, com a nova gestão do prefeito Igor Normando.

“A união faz com que a gente possa avançar mais rapidamente e possa trabalhar conjuntamente porque nós temos um grande desafio este ano, que é sediar o maior evento mundial sobre mudanças climáticas. É um grande desafio e uma grande oportunidade e, com certeza, será um sucesso. Grande parte disso é pelo trabalho conjunto que nós estamos fazendo para cuidar de Belém e para que a cidade seja a cidade que todos nós queremos e que todos nós esperamos”, enfatizou.

OBRAS PARA COP 30

A governadora em exercício, Hana Tuma, também ressaltou as principais obras que serão realizadas como parte do conjunto de melhorias para COP 30.

“Nós temos obras em diversas áreas. Nós sabemos o quanto é importante nós trabalharmos para melhorar a mobilidade e diminuir o tempo de deslocamento das pessoas, de suas casas para os seus trabalhos. Um conjunto de obras com viadutos e nova avenida”, disse a vice-governadora. Segundo ela, o mais importante que os 15 dias de evento da COP 30, são obras duradouras para a população.

ANIVERSÁRIO DE BELÉM

Ao final da entrevista, a vice-governadora parabenizou Belém pelos 409 anos e deixou uma mensagem para a população belenense.

“Que 2025 seja um ano próspero para todos. Nós estamos construindo uma nova Belém. Uma Belém da qual todos nós estamos nos orgulhando. E que a gente possa aproveitar este momento de prosperidade e construir um futuro melhor para todos. Vamos juntos poder público e sociedade, cada um fazendo a sua parte, pra que a gente tenha uma cidade linda e limpa”, finalizou. 


true

TEMPO RECORDE

As obras do primeiro trecho do novo Canal da Gentil foram realizadas em tempo recorde. Com a ordem de serviço assinada pelo Governo do Pará em janeiro de 2024, a obra está pronta para ser entregue à população já neste início de 2025, assim como foi realizada a entrega do novo Canal da Timbó, que também faz parte da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp

Além de trazer a renovação da qualidade de vida à população de Belém, as obras pré-COP 30 também geram trabalho e renda. Só no novo Canal da Gentil, foram criados mais de 450 empregos diretos na capital.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem