Neste sábado (15), o Governo do Estado vai anunciar a ordem de serviço para a construção da avenida Liberdade, uma via expressa que promete transformar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (RMB). A obra, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura de Logística (Seinfra), é esperada para proporcionar melhorias significativas no tráfego e na qualidade de vida dos moradores da região.
O projeto da avenida Liberdade contempla uma extensão de 13,30 quilômetros, com duas faixas em cada sentido, totalizando 28,5 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros para cada lado. A via será equipada com faixas exclusivas para ciclistas, com pavimento ecológico na ciclovia e iluminação fornecida por energia solar.
Além disso, a avenida contará com 30 unidades de passagem de fauna e barreiras acústicas para mitigar o impacto sonoro nas áreas próximas da via.
Conteúdos relacionados:
Museu das Amazônias será implementado no Porto Futuro IIHelder dá início às obras no “Chapéu do Barata”, em Belém
A avenida Liberdade será equipada com vídeo-monitoramento de tráfego e barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres, garantindo um fluxo contínuo e seguro de veículos. A via terá uma velocidade máxima controlada e terá três viadutos localizados nas áreas da Universidade Federal do Pará (Ufra), das Centrais de Abastecimento do Estado do Pará (Ceasa), Cosanpa, e uma ponte sobre o Igarapé Aurá. A nova avenida será uma alternativa crucial para a entrada e saída da RMB, reduzindo o tempo de deslocamento. Esta melhoria no tráfego ajudará a diminuir os congestionamentos na BR-316 e na avenida Almirante Barroso, onde circulam mais de 23 mil veículos por dia. A expectativa é que a taxa de acidentes de trânsito na região também seja significativamente reduzida.
CADASTROS
O governo estadual, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou para famílias das comunidades em torno da futura avenida Liberdade, na Grande Belém, o certificado do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), no dia 5 de junho. Os documentos foram entregues pelo governador Helder Barbalho, e pelo presidente da Emater, Joniel Abreu, durante a abertura da programação ‘Junho Verde’, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Porto Futuro.
“A Emater está realizando as primeiras entregas dos benefícios que vamos conceder às comunidades em torno da avenida Liberdade”, que também receberá construções de escolas, de unidades de saúde e melhor infraestrutura”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Ele acrescentou: “E, agradeço a confiança que essas famílias tiveram em nós. Batemos na porta de cada uma para pedir permissão para construir uma via nova em Belém. As obras têm a previsão de serem entregues até dezembro de 2004”, ressaltou o governador.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal do Whatsapp
Mais de 300 famílias das comunidades Sítio Bom Jesus, Nossa Senhora dos Navegantes, entorno da Ceasa e do Território Quilombola do Abacatal serão beneficiadas com os certificados, que garantem acesso às políticas públicas. Todos os agricultores familiares já são atendidos pelos escritórios da Emater de Ananindeua e Belém.
Números
AVENIDA LIBERDADE
13,30 km
O projeto contempla uma extensão de 13,30 quilômetros, com duas faixas em cada sentido, totalizando 28,5 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros para cada lado. A avenida contará ainda com 30 unidades de passagem de fauna e barreiras acústicas para mitigar o impacto sonoro nas áreas próximas.