A segurança nas escolas municipais de Belém recebeu um importante reforço nesta quinta-feira (24), com a entrega de 19 motocicletas à Guarda Municipal de Belém (GMB). A cerimônia de entrega, realizada no estacionamento do Palácio Antônio Lemos, contou com a presença do prefeito Igor Normando, do secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), Luciano de Oliveira, e da inspetora-geral da GMB, Elen Melo, entre outras autoridades.
As novas motocicletas serão utilizadas pelo Batalhão de Ronda Preventiva Escolar (ROPE), ampliando a capacidade de deslocamento das equipes e garantindo maior agilidade no atendimento às unidades de ensino da capital paraense.
Conteúdo Relacionado
- Segbel anuncia novo endereço do pátio de retenção de veículos
- Cotijuba e Icoaraci terão mais viagens e novas embarcações
O prefeito Igor Normando destacou a importância do investimento na segurança das escolas, ressaltando a parceria com o Governo Federal para viabilizar a doação dos veículos. “Estamos entregando essas motocicletas como forma de fortalecer a segurança e a prevenção nas escolas da rede municipal”, afirmou o prefeito.
O ROPE, que faz parte do programa “Guarda Amigo da Escola”, tem como objetivo estreitar os laços entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar. Através de ações educativas e preventivas, o programa realiza visitas regulares às escolas, palestras sobre temas como violência, bullying e uso de drogas, além de apresentações do canil e da banda da GMB. Segundo Elen Melo, inspetora-geral da GMB, a segurança nas escolas não se limita à repressão, mas envolve também presença constante e a construção de uma parceria com a comunidade escolar.
As motocicletas entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) são parte do reconhecimento pelas metas alcançadas pela GMB por meio de suas ações sociais e educativas. Luciano de Oliveira, secretário da Segbel, afirmou que os novos veículos permitirão uma ampliação das rondas nas escolas.
“Com esses novos veículos, esperamos tornar as rondas escolares mais frequentes e eficazes, aumentando a sensação de segurança e consolidando o ambiente escolar como um espaço de proteção e aprendizado”, disse Oliveira.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além das rondas durante a semana, as motocicletas também serão utilizadas para rondas regulares nos finais de semana, quando as escolas não estão em funcionamento.