No mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese Para), o setor de Comércio foi destaque na geração de postos de trabalho (1.454) no Pará, seguido do setor de Serviços, que gerou 504 empregos formais. O supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa, avalia que no mês de outubro, a crescente na geração de empregos formais se deu pelo movimento de vendas e consumo nesse período do ano, uma vez que são puxados por esses dois setores.
“Também estamos vivendo os impactos de grandes eventos acontecendo aqui, então, movimentando o setor de serviços, de lazer, de transporte. Tudo isso faz com que os setores de Comércio e Serviços trabalhem muito mais, sejam demandados muito mais e as oportunidades, portanto, surgem”, destaca.
Na loja de variedades, situada na avenida Presidente Vargas, em Belém, o gerente Eduardo Araújo, 30 anos, afirma que foram contratados 7 funcionários no início de outubro, em função de datas comerciais como o Dia das Crianças, a festa do Círio de Nazaré e as festas de fim de ano.
Conteúdos relacionados:
- Pará cria quase 50 mil novos empregos no ano
- Sancionada! Lei autoriza R$ 500 mi para agricultura familiar
Uma das contratadas foi a vendedora Victoria Goes, de 21 anos. Ela conta que demorou cerca de 6 meses para conseguir o novo emprego, mas que a oportunidade chegou na hora certa. “Foi difícil, eu fazia a procura pessoalmente, gostava de entregar o currículo na loja mesmo. Já consegui me adaptar, gosto de trabalhar aqui e está me ajudando muito com as minhas despesas pessoais”, disse.
Rafael Santos, de 29 anos, começou a trabalhar no início de novembro em uma loja de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, localizada na rua Conselheiro João Alfredo, no centro comercial de Belém. “Não fiquei muito tempo desempregado, já tenho experiência na área de vendas e acredito que isso me ajudou bastante porque eles queriam pessoas preparadas”, ressalta.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Postos de trabalho
- De janeiro a outubro deste ano, em todo o Estado, foram gerados 48.695 postos de trabalho, aponta nova pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese-PA). Neste período, foram feitas 417.477 admissões, contra 368.782 desligamentos. O destaque na geração de empregos são os setores de Serviço (18.099), Construção (13.349) e Comércio (12.018).
- O estudo produzido com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, mostra ainda que no mês de outubro, houve crescimento na geração de empregos formais. Foram feitas 40.325 admissões, contra 37.789 desligamentos, gerando um saldo positivo de 2.536. Já são 10 meses consecutivos de resultados positivos na geração de postos de trabalho no Estado.
- A pesquisa do Dieese Pará também apontou que em toda a região Norte – de janeiro a outubro de 2024 – foram realizadas 1.056.246 admissões, contra 926.555 desligamentos, gerando um saldo positivo de 129.691 postos de trabalho. Destaque também para o Pará, responsável por cerca de 37,0% de todos os postos de trabalho na região.