Um debate voltado a assegurar o futuro do planeta e todas as formas de vida que nele habitam. Essa foi a tônica da terceira reunião da Força-Tarefa do G20 para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima (TF CLIMA), realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia durante todo o dia de ontem, 11, como uma das preparações da 19ª reunião de cúpula do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo mais União Europeia e União Africana, que este ano tem o Brasil na presidência e por isso será no Rio de Janeiro, em novembro próximo. A programação contou com a presença de diversas autoridades do governo federal e também do governador Helder Barbalho (MDB) e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB).
Simbolismo
O início do encontro foi aberto à imprensa, e em sua fala, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Correa Lago, confirmou o simbolismo de uma agenda realizada na cidade que irá sediar a 30ª edição do maior evento climático, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025.
A Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima é uma das novidades apresentadas pelo Brasil durante a sua presidência no G20. A TF-CLIMA tem como objetivo propor mudanças sistêmicas necessárias para evitar o aumento de temperatura além do 1.5º C. Conter esse aumento é fundamental para evitar os impactos mais nocivos do aquecimento global.
Conteúdos relacionados:
Esposa de Collor é obrigada a pagar R$ 478 mil por processoCâmara aprova texto-base da reforma tributáriaCarne na cesta básica é a nova divergência entre Lula e Lira
“Essa reunião tem uma importância muito especial porque é resultado de uma ideia brasileira de juntar duas trilhas que tradicionalmente caminham em paralelo no G20: a Financeira [de assuntos macroeconômicos estratégicos] e a de Sherpa [de supervisão de negociações]. Os desafios da mudança do clima este ano bateram muito forte em nosso país, e que acredito que a consciência está cada vez mais estabelecida sobre a importância de fazermos tudo que é possível. E a liderança brasileira é esperada neste contexto”, explicou, reforçando a coerência do protagonismo nacional em outras frentes, como a presidência do Brics e também do Mercosul, que o governo brasileiro assume em 2025.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
PARA ENTENDER
o que é o g20
l G20 é o grupo composto pelos 19 países mais ricos do planeta, além da União Europeia e da União Africana. Atualmente presidido pelo Brasil, que assumiu a liderança do grupo em 1º de dezembro de 2023 pelo período de um ano, o G20 tem três prioridades: combater a fome, pobreza e desigualdades; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e a reforma das instituições de governança global.