Um grupo de quatro estudantes da Escola Estadual Stella Maris, localizada no município de Soure, na Ilha do Marajó fizeram história ao vencerem nacionalmente a 7ª edição do Desafio Tack com o aplicativo “My Tea”.
A ferramenta digital foi criada com o objetivo de ajudar crianças especialmente dos 5 aos 12 anos de idade diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como premiação, os jovens vão representar o Brasil na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado em Boston, nos Estados Unidos.
A equipe é composta por Maria de Lourdes dos Passos Ferreira, Yuri Vinícius Figueiredo Souza, Ana Beatriz Saldanha Miranda da Cruz Favacho e Jorge Aruã Machado Nakabayashi, todos alunos da rede pública estadual. Com idades entre 14 e 17 anos, os jovens integraram a equipe “Nortack”, com orientaçãodo professor de Língua Portuguesa José Fernando Santos.
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Aplicativo ‘My Tea’
A ferramente oferece os seguintes recursos:
- Jogos de fala, interação visual e tátil, músicas e historinhas;
- Sistema de recompensas, onde as crianças ganham moedinhas ao concluir tarefas e podem trocar por itens de personalização;
- Gestor de rotina, que permite aos pais organizarem o dia a dia dos filhos, incentivando a autonomia;
- Acesso facilitado a profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos e cabeleireiros.
“Nosso objetivo foi criar um ambiente interativo e acolhedor, que ajude essas crianças a desenvolverem suas habilidades de forma divertida”, explicou Ana Beatriz. Para o estudante Yuri Vinícius, participar do projeto e viajar para os EUA foi uma experiência transformadora. “É um sonho realizado. Às vezes, pessoas passam a vida inteira sem uma oportunidade dessas. Quero levar isso para sempre comigo.”
Brazil Conference
Organizada anualmente por estudantes brasileiros em Boston, a Brazil Conference reúne líderes, cientistas, empreendedores e artistas que tem como foco a inovação, inclusão e o desenvolvimento sustentável. Toda a participação dos alunos foi custeada pela organização do evento, incluindo passagens e hospedagem.
Michele França, da Junior Achievement Rio de Janeiro, organização responsável pelo Desafio Tack, destacou a importância da iniciativa. “Ficamos impressionados com o talento e a sensibilidade dos estudantes. Ver jovens da Amazônia propondo soluções reais e apresentando isso em Harvard é emocionante.”
Educação pública que transforma
A vitória no Desafio Tack foi celebrada pela comunidade escolar em Soure. A professora Carla Lobato, que incentivou a inscrição da equipe, ressaltou o impacto da experiência: “Eles estão vivendo um momento único. Isso mostra que a educação pública tem força e qualidade. Esse feito inspira toda a escola.”