Para fortalecer o combate à importunação sexual, a prevenção ao assédio e o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no Pará, o Governo do Estado, lança, nesta sexta-feira (28), a campanha de carnaval da Secretaria de Estado das Mulheres do Pará (Semu), com as ações educativas do protocolo “Não se cale”, com atividades de conscientização, orientação e oferta de serviços à população.
“Especialmente, no período do carnaval, muitas mulheres sofrem importunação e assédio sexual. Sabendo disso, nossa ação reforça informações para que a vítima saiba identificar as condutas e conheça os canais de denúncia. Nosso intuito é atingir o máximo de pessoas, mulheres e também homens, para que a gente tenha um carnaval mais seguro, por meio de informativos, adesivos, preservativos. Vamos juntos dar um basta na violência”, ressalta Marisa Lima, diretora de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu.
Conteúdo relacionado:
- Parque Estadual do Utinga amplia funcionamento no Carnaval
- Frota de ônibus para Mosqueiro será duplicada no Carnaval
- Avenida do Samba de Icoaraci recebe serviço de poda
A atendente Telma Tavares recebeu orientações da equipe da Semu durante a ação no Terminal Hidroviário. “É muito importante para que meninas e mulheres, que saem para se divertir e enfrentam importunação, saibam como se defender e denunciar. Muitos homens se aproveitam do momento da folia, fingem que é brincadeira e não é. Infelizmente, muitas mulheres sofrem, diariamente, com isso. Eu, quando adolescente, estava no ônibus, e um homem me importunou. Na época eu não tinha noção do que sofri. Por isso, essa informação precisa ser amplamente divulgada”, conta.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Homens também são o foco do trabalho preventivo realizado pela Semu. O autônomo Rodolfo Valentim Novaes celebrou a iniciativa. “É uma ação muito satisfatória, porque tem muitos homens maliciosos, que não respeitam o próximo. Essa ação ajuda a prevenir a integridade da mulher. Se você quer cobrar boas condutas, você precisa dar bom exemplo. Especialmente no carnaval você precisa saber brincar e tratar todos com educação”, afirma.
As atividades são realizadas, nesta sexta-feira (28), em Belém, no Terminal Hidroviário, de 6h às 10h, e no Terminal Rodoviário, de 10h às 17h, que conta com apoio Psicossocial no ônibus Lilás, com equipe composta por psicólogo, assistente social e assessoria jurídica. A ação também ocorre em outros municípios do Estado, a partir de ações integradas da Semu com outros órgãos estaduais e também contemplarão bares e restaurantes paraenses.