Incentivar a criatividade entre as pessoas é uma forma de mostrar que o mundo pode ser um lugar com mais arte e alegria. Para cuidar do futuro do planeta, uma ótima iniciativa chegou em Belém.
Com 1195 inscrições para as mais de 30 atividades, o Dia Mundial da Criatividade, que é realizado pela Organização do World Creativity Day há dez anos, esteve presente em mais de 50 cidades brasileiras e, este foi o quarto ano consecutivo em que a capital Belém recebeu o evento, sendo o segundo ano através da mantenedora Agência Fluxo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Dia Mundial da Criatividade é realizado em BelémPreamar da Criatividade reúne empreendedoras
A programação reuniu mais de 40 inspiradores, que compuseram a programação com palestras, oficinas, passeio de ecoturismo, entre outras ações voltadas para a inovação e fomento da criatividade. Este ano, a realização contou com atividades divididas em três dias e nove espaços diferentes espalhados por Belém.
Representada por seu CEO, Heleno Beckmann, a Agência Fluxo foi a mantenedora do WCD 2024 em Belém. Segundo Heleno, o Dia Mundial da Criatividade é uma ponte para insights criativos. “Estou muito feliz em estar pelo segundo ano consecutivo promovendo o Dia Mundial da Criatividade, esta é uma oportunidade única que Belém recebe, como uma cidade da Amazônia e como uma cidade que será sede da COP 30. Portanto, promover, criar, incentivar insights criativos e inovadores é de fundamental importância para a nossa cidade, para o nosso sistema e para a nossa sociedade de modo geral. Então, estar em organizações como essa, em atividades como essa do WCD só reforça a nossa atitude, só reforça a postura da Fluxo. Debater cenários criativos é importante para se desmistificar, para entender que a criatividade não é tão difícil quanto parece. É necessário ser criativo, ter ideias criativas e inovações para todo o âmbito da vida”, explicou.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará esteve presente como patrocinador ouro e como um dos anfitriões, que abriu as portas para ser palco de debates e oficinas. A empresa que é incentivadora da inovação, age como precursora da criatividade, principalmente, no atual cenário pré COP 30 em que a cidade de Belém está vivenciando. O WCD ocorreu de forma pontual e eficaz, proporcionando um espaço vital para a troca de ideias e experiências entre especialistas e entusiastas da vida empreendedora. O Sebrae apoia os pilares que contribuem para o futuro da inovação e a prova disso é a participação ativa em realizar programações, como o WCD 2024.
Nesta edição, 57 voluntários se dispuseram a fazer parte do movimento e, alguns puderam experienciar, de perto, a criação e a inovação do futuro. Para a voluntária Patrícia Mello, o momento foi de aprendizado, “Fazer parte de uma programação totalmente voltada para o incentivo de práticas criativas é de extrema oportunidade, principalmente, para quem já atua na área criativa, porém, ainda tem suas amarras. Esta foi a minha primeira vez participando como voluntária, conheci projetos, observei de perto o passo a passo até que pudéssemos estar aqui, na realização. É gratificante e o que fica de aprendizado é a sensação de estar construindo um futuro repleto de oportunidades, não somente para mim, mas para a sociedade”, afirmou.
O Dia Mundial da Criatividade foi oficializado pela ONU em 2017, passando a ser celebrado sempre no dia 21 de abril. A resolução ajudou a unificar uma data para a iniciativa que era celebrada em diferentes formatos e épocas ao redor do mundo.
Atualmente, é considerado o maior evento colaborativo do mundo.