As obras de readequação na rotatória do 40 Horas, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), continuam aceleradas. Ontem (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou a instalação de seis grupos de semáforos. A sinalização é essencial para orientar o tráfego de motoristas e pedestres nas vias do cruzamento.
Os semáforos são instalados nos dois sentidos da avenida Independência com a avenida Hélio Gueiros, e também no cruzamento da Rua dos Trabalhadores. Os equipamentos ainda passarão por instalação elétrica e testes de segurança para entrarem em operação nos próximos dias.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Haja paciência! Trânsito de Belém está cada vez mais lentoBelém teve 266 mil multas de trânsito aplicadas em 2023
A intervenção na antiga rotária é uma obra do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). O objetivo é ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua.
“Com a conclusão do projeto, prevê-se uma redução significativa nos congestionamentos diários, proporcionando um deslocamento mais ágil e seguro para os cidadãos que transitam pela região. A revitalização da sinalização também contribuirá para uma melhor orientação dos motoristas, minimizando riscos de acidentes e melhorando a eficiência do transporte público e privado”, informou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
SINALIZAÇÃO
O Detran é responsável pela elaboração do projeto e infraestrutura de trânsito, que inclui ainda a engenharia técnica de retornos e implantação da sinalização vertical e horizontal. Os semáforos são de três tempos e possuem contador regressivo e repetidores, com focais exclusivos para pedestres.
“Os equipamentos contam com tecnologia de câmeras de contagem de veículos e sistema para operação remota, com programação do tempo de acordo com o horário e volume do tráfego”, explicou o coordenador de Engenharia de Trânsito do Detran, Jorge Lima. Segundo ele, os serviços serão complementados com sinalização horizontal e vertical, que deverá iniciar em breve, finalizando a etapa de intervenção de trânsito. Dois retornos na avenida Independência foram readequados para permitir a inversão do sentido da circulação dos veículos.