O sonho da aprovação em uma universidade pública permeia o imaginário de milhares de estudantes Brasil afora. Em Belém não é diferente, em especial entre quem aguarda ansiosamente por uma vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA).
No entanto, o que era pra ser um momento de grande expectativa pela materialização de um sonho virou um verdadeiro tormento para centenas de estudantes que aguardam pela divulgação da 3ª repescagem do Vestibular 2024 da UFPA.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Garçonete é barrada de se matricular em medicina na UFPAMais uma caloura cotista tem matrícula barrada pela UFPA
A falta de informações sobre a data da divulgação da lista de aprovados na 3ª repescagem tem tirado o sono de estudantes que, aflitos quanto à demora, resolveram se organizar em um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para buscarem, juntos, um posicionamento da UFPA sobre a situação.
Parte dos relatos veio à tona por meio da professora Lucyene Nascimento, conhecida por ter ajudado estudantes cotistas que tiveram suas matrículas indeferidas injustamente no processo de habilitação da Universidade Federal do Pará em 2023.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
“Recebi várias mensagens de estudantes inconformados com a demora na divulgação da repescagem do PS 2024,da Universidade Federal do Pará. Sabemos o quanto é angustiante essa espera, principalmente quando as informações, segundo esses relatos, não são resolvidas. Será que a UFPA pode dar algum posicionamento? Visto que muitos estudantes estão implorando por respostas em todas as publicações no próprio Instagram da Universidade Federal do Pará”, escreveu a docente nas redes sociais.
VEJA A PUBLICAÇÃO:
DEMORA INCOMUM
Em 2024, a demora incomum na divulgação da 3ª lista de repescagem do Processo Seletivo motivou os estudantes a denunciarem a situação. Eles argumentam que a 2ª repescagem foi divulgada em 4 de março, com o processo de homologação das inscrições encerrado no fim do mesmo mês. Desde então, nenhuma outra convocação de candidatos foi realizada.
A título de comparação, durante o ano passado, a 3ª repescagem do PS 2023 foi divulgada em 27 de junho e a 4ª repescagem anunciada em 17 de agosto.
Ou seja, neste dia 13 de agosto de 2024, a 3ª lista de candidatos aprovados em repescagem está pelo menos um mês e meio atrasada em relação à data em que ela foi divulgada em 2023. Em tese, se mantida a média da data de publicação, já era para a 4ª repescagem estar prestes a ser divulgada.
PROCESSO DE ADOECIMENTO
Diante da demora, ansiedade, medo e revolta são alguns dos sentimentos mais comuns que se afloram entre os estudantes que aguardam pela divulgação da repescagem.
Nos relatos recebidos pela professora Lucyene Nascimento, o mais chocante deles é de uma estudante, que prefere não se identificar, a qual chegou a ser internada em uma clínica psiquiátrica após problemas emocionais gravíssimos, que representaram risco real para a vida da mesma.
“Eu ainda sou vestibulanda, infelizmente, mas tenho certeza que vou ser chamada na 3ª repescagem desse ano. Foram 5 meses bem tensos. Inclusive fui internada numa clínica psiquiátrica por quase 10 dias devido à ansiedade e o sentimento de impotência de não ser alguém na vida”, desabafou a jovem, que espera ser selecionada em uma vaga no curso de Medicina da UFPA.
Outro jovem, que pleiteia uma vaga no curso de Engenharia da Computação, declara que não consegue focar nos estudos para tentar fazer novamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por conta da dúvida sobre se conseguirá ser chamado em uma repescagem este ano.
Os relatos também trazem a difícil realidade de quem precisa trabalhar para se sustentar e arcar com os custos de estudar para ser aprovado na UFPA. “A falta de certeza sobre o listão me motivou a voltar a estudar enquanto aguardo, mas as mensalidades do cursinho são caras e agora preciso trabalhar para sustentar meus estudos. Se o listão já tivesse saído, tanto minha saúde financeira quanto minha saúde mental estariam bem melhores”, expõe um dos candidatos.
Há quem também reclame da rispidez com que foi tratado por servidores da UFPA quando foi buscar por informações. Em algumas das denúncias, candidatas dizem que foram destratadas ao indagarem a instituição sobre uma data para a divulgação da repescagem.
“Vários candidatos estão indo até o CIAC em busca de um parecer, de uma previsão para a publicação da próxima repescagem e não estão obtendo êxito. Os servidores são grossos e se negam a dar informações”, disse uma. “Nesse ano, a universidade já nos proporciona cinco meses de muita omissão e negligência. […] Não nos auxiliam em nada. […] Não nos respondem no WhatsApp e muito menos atendem as ligações. O perfil da própria UFPA está silenciando as contas que são mais engajadas nos comentários”, pontuou outra.
POSICIONAMENTO
A Redação do DOL entrou em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (Ascom-UFPA) e aguarda por um posicionamento da instituição sobre a situação relatada pelos estudantes.