É muito comum ter, ou pelo menos já ter visto, uma capinha de celular transparente suja e com aparência amarelada. Popular entre quem prefere um visual mais discreto e que realce o design do aparelho, esse tipo de case tem como vantagem a leveza e a proteção, mas carrega um grande inconveniente: suja com facilidade e, com o tempo, pode deixar até o celular mais novo com aparência de velho.
A boa notícia é que manter a capinha limpa não exige grandes esforços. Com alguns cuidados simples e uma rotina de limpeza, é possível conservar o aspecto original por mais tempo.
Leia também:
- Sem dinheiro? Veja signos que podem faturar em maio
- Combustível mais barato? Veja os preços em 10 postos de Belém
- Aprenda como gelar sua cerveja em apenas 5 minutos
E não se preocupe: o processo de higienização é o mesmo para capinhas de marcas como Samsung, Apple, Motorola, Xiaomi e outras. As dicas abaixo valem para modelos feitos de silicone ou plástico e utilizam apenas itens comuns que você provavelmente já tem em casa.
Quer saber mais notícias sobre tecnologia? Acesse nosso canal no Whatsapp
Os métodos a seguir ajudam na limpeza e conservação da capinha, mas não são suficientes para remover o amarelado de cases já muito desgastadas pelo tempo. Ainda assim, são eficazes para manter o acessório limpo e com boa aparência.
1. Como limpar a capinha transparente com álcool isopropílico
Um dos métodos de limpeza mais indicados pelas fabricantes é utilizando álcool isopropílico junto a um pano de microfibra e nada mais. O produto é o mais recomendado para limpar equipamentos eletrônicos porque a concentração de água em sua solução é menor que 1%, evitando assim danos aos aparelhos.
Para usá-lo, basta aplicar uma quantidade pequena no pano e passar delicadamente pela capa.
2. Como clarear a capinha transparente com água e detergente
Para manter o case transparente limpo e evitar que ele chegue à coloração amarelada, uma solução simples de água morna e detergente neutro deverá ser suficiente. Separe uma escova de dentes com cerdas macias, coloque um pouco de detergente em um recipiente com água morna, molhe a escova e esfregue a capinha. Repita a ação uma vez por semana caso os sinais de amarelamento já estejam aparecendo, ou uma vez a cada 15 dias para manutenção.
3. Bicarbonato de sódio, vinagre e detergente
Usados para limpar diferentes superfícies, incluindo retirar manchas de tecidos brancos, Bicarbonato de sódio e Vinagre, produtos combinados podem operar um verdadeiro milagre pela capinha transparente, retirando o amarelado mais intenso.
Em uma vasilha coloque 200 ml de água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, duas colheres de vinagre, um pouco detergente e misture. Deixe a capinha transparente de molho por cerca de 10 horas e, ao retirar, esfregue com uma esponja de lavar pratos e enxágue. Enxugue com o pano de microfibra e espere por mais 20 minutos antes de recolocar a capa no celular.
4. Vinagre e água oxigenada
As medidas são muito parecidas com da solução anterior: 200 ml de água morna, uma colher de vinagre e outra de água oxigenada. Basta deixar a case submersa por apenas uma hora, esfregar com uma esponja ou escova de dentes com cerdas macias e enxaguar, respeitando o tempo de secagem do acessório.
5. Água sanitária ou alvejante com cloro
Para este método é recomendável o uso de luvas de borracha, uma vez que a água sanitária pode irritar a pele na hora do contato. Feito isso, dilua a água sanitária em um recipiente com água em temperatura ambiente, e deixe de molho por meia hora. Na dúvida entre as medidas, o recomendável é uma colher de sopa do produto para cada xícara de água.
Após o período de molho, enxágue bem para tirar o amarelado e seque o acessório.