26 C
Belém
sábado, outubro 12, 2024
Descrição da imagem

Comunidades atingidas pela seca na Amazônia pedem doações

Date:

Descrição da imagem

A seca severa compromete o abastecimento de água e alimentos em grandes cidades e comunidades em toda a região amazônica, diante deste cenário, em setembro deste ano, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou a “Campanha Salve Amazônia”.

O objetivo da campanha é atender as comunidades atingidas pela seca, com a distribuição de água potável, alimentos, instalação de tecnologias de filtragem e armazenamento de água para as comunidades em 7 estados. Em Belém (PA), durante a realização da quadra nazarena, o MAB vai realizar ações da campanha com foco no Círio de Nazaré.

Conteúdo relacionado:

Seca: municípios do Amazonas recebem medicamentos e insumosGoverno avalia volta do horário de verão devido à seca grave

Comemorado no segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais tradicionais festividades religiosas do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, considerada a padroeira do estado A festividade atrai milhões de fiéis e turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, sendo um evento que une manifestações religiosas e culturais.

“O Círio é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil e muito significativa para os paraenses. É um momento de fé, mas acima de tudo de solidariedade, comunhão e união, por isso que avaliamos ser importante debater o momento que a Amazônia vive”, explicou Cleidiane Vieira, integrante da coordenação nacional do MAB.

Ação solidária “Nazinha, Salve a Amazônia”

Devido a visibilidade e importância da festa que une o profano e sagrado, o MAB decidiu realizar ações da campanha focadas na festa paraense. “Nazinha, Salve a Amazônia” é a mensagem usada pelo Movimento que pretende arrecadar recursos para viabilizar as ações de atendimento às comunidades.

A primeira agenda foi realizada nesta sexta-feira (11), durante a IV Caminhada da Militância no Círio, que reúne organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), estudantes e o próprio MAB, que contará com a presença de atingidos de outros estados. Os militantes caminharam da entrada da estrada de Mosqueiro rumo à Basílica. Em uma mistura de luta dos trabalhadores com a fé paraense.

Saiba como ajudar as vítimas da seca na Amazônia

A campanha “Salve a Amazônia” segue recebendo doações de água potável no estados e recursos financeiros para garantir a continuidade das entregas às famílias atingidas, que podem ser feitas por meio do PIX ou diretamente para a conta bancária da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), pelo PIX: 73316457/0001-83.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem