O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma iniciativa da ONU voltada para fomento de políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. Entre as atuações destacadas pelo Fundo, estão os trabalhos desempenhados pelos municípios brasileiros com ênfase no bem-estar da criança e do adolescente. A certificação da Unicef estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O trabalho desempenhado se reflete em uma singela premiação do Unicef divulgada nesta quarta-feira (06). Ao todo, 923 municípios, que compreendem as regiões Norte e Nordeste, além do norte de Minas Gerais e do Mato Grosso, receberam o Selo Unicef.
O Selo Unicef simboliza as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, desempenhadas no período de 2021 a 2024. O Pará também brilhou no reconhecimento, com 27 municípios paraenses certificados pela entidade internacional.
Conteúdos relacionados:
- Benevides foi a 1ª e Belém a 36ª na avaliação do ensino
- Pará alcança o 6º melhor resultado na educação em 2 anos
Nas cidades premiadas, onde vivem mais de 8 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos, foram aplicadas políticas que avançaram mais do que a média nacional em áreas, gerando impactos positivos para a infância e adolescência, com destaque para imunização, educação e proteção contra violência.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Para alcançar bons resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação (da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho); investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes de violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
VEJA A LISTA DE CIDADES PARAENSES QUE CONQUISTARAM O SELO UNICEF:
- Abaetetuba
- Almeirim
- Augusto Corrêa
- Baião
- Barcarena
- Belterra
- Benevides
- Canaã dos Carajás
- Capitão Poço
- Conceição do Araguaia
- Mãe do Rio
- Magalhães Barata
- Marabá
- Óbidos
- Ourilândia do Norte
- Pacajá
- Parauapebas
- Piçarra
- Ponta de Pedras
- Redenção
- Santa Cruz do Arari
- Santarém
- São Félix do Xingu
- São Sebastião da Boa Vista
- Terra Santa
- Tomé-Açu
- Vitória do Xingu