Algumas cidades do interior do Pará ainda estão no ritmo de férias, enquanto que outras vivem o período de homenagens aos seus respectivos padroeiros, em romarias no segundo semestre.
Fiéis participaram, neste domingo (4), do Círio de São Caetano de Odivelas, municipio que fica a 115 quilômetros de Belém. A procissão atraiu pouco mais de 10 mil pessoas, segundo os organizadores.
As homenagens começaram bem cedo com uma missa na capela de São Benedito, no bairro Belém Nova. Depois, a imagem de São Caetano da Divina Providência saiu às ruas do municipio para mais um Círio, que é realizado no primeiro domingo de agosto.
Nem mesmo o forte calor foi capaz de afastar os romeiros, que prestaram inúmeras homenagens, de várias formas, seja caminhando ou apenas assistindo a passagem da procissão.
Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Depois de pouco mais de três horas de procissão, a imagem do padroeiro chegou na igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa com a bênção aos fiéis.
HISTÓRIA
Segundo os historiadores, o Círio em São Caetano de Odivelas tinha como padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, mas em 1931, um grupo de pescadores decidiu mudar e homenagear o santo que dá nome ao municipio, São Caetano da Divina Providência, celebrado no calendário da Igreja Católica, no dia 7 de agosto.
Ao longo dos anos, o Círio teve mudanças em suas datas: a procissão já foi realizada no último fim de semana de julho, mas acabou sendo alterado para o 1º domingo de agosto, pela proximidade ao dia do padroeiro.
PROGRAMAÇÃO
O tema de festividade deste ano é “A exemplo de São Caetano, adorar e servir” terá ainda uma intensa programação cultural e religiosa ao longo desta semana, com arraial e venda de comidas típicas.
A festividade vai até o próximo domingo, dia 11 de agosto.