Tendência, paixão e profissionalização são elementos que envolvem o mundo da maquiagem, desde a comercialização dos produtos até os maquiadores que realçam a beleza das clientes com suas técnicas. No Carnaval, tanto vendedores quanto maquiadores aproveitam o período para faturar uma renda extra, expor o trabalho e ousar com as cores.
Com uma carreira de mais de 20 anos, o maquiador Junior Gomes, de 49 anos, deu início à vida profissional na área com a realização de um curso básico com duração de 3 meses. A partir disso, não parou mais e começou a participar de cursos profissionalizantes do Senac, por exemplo. “Daí vieram as oficinas de maquiagem, cabelo, corte e penteados. Eu sempre quis ser maquiador”, relembra.
Após realizar cursos com grandes profissionais da área, Júnior viajou para São Paulo e viveu outras experiências que o moldou como o maquiador que é hoje. Segundo ele, o trabalho como maquiador o mantém e, apesar de já ter trabalhado em salões de beleza, e atender celebridades como a cantora Gretchen, o profissional nunca pensou em ter seu próprio estúdio e, atualmente, atende noivas, debutantes e demais clientes.
Ele, que usa as redes sociais como vitrine para expor o trabalho, pontua que o período carnavalesco é atrativo e estratégico para os profissionais da área. “O Carnaval sempre foi atrelado à maquiagem. O Carnaval fala de beleza, de maquiagem, de brilho, de glamour. Então, acredito que no Carnaval o maquiador tem mais poder de execução de trabalho, de colocar aquilo que ele sente vontade de fazer, porque Carnaval é brilho, ele é alegria, é cor”, ressalta.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A jovem maquiadora Izabella Martins, 25 anos, também aproveita o período para caprichar nas produções e bombar nos atendimentos à domicílio. Vaidosa desde a infância, a profissional conta que começou a atuar na área aos 17 anos, quando finalizou o primeiro curso. “Desde criança gostava de andar arrumada e maquiada para a escola, aí meus pais me incentivaram a fazer um curso e foi o empurrão que precisava para eu trabalhar com isso”, diz.
A maquiadora comenta que foi no marketing boca a boca que os clientes começaram a chegar e não pararam. Indicada por amigas, esse é o principal meio de promoção do trabalho de Izabella até hoje, seguido da exposição no Instagram e WhatsApp. Neste Carnaval, os atendimentos tiveram um aumento de 50%.
“Ainda mais agora que estou morando na Vila dos Cabanos, todo o fim de semana tem atendimento, as clientes correm atrás de maquiagem, cílios, sobrancelhas. Esse movimento acontece até a metade de março, porque ainda ocorrem as promoções e tem a ressaca do Carnaval. Para mim é gratificante trabalhar com o que sempre amei”, afirma.
VENDAS
No centro comercial de Belém, lojistas da área afirmam que as vendas de maquiagens no período carnavalesco alavancam em até 30%. E a aposta nos produtos continua sendo de muito brilho e cor, elementos mais requisitados pelos brincantes. A gerente de loja, Camila Moraes, 36 anos, disse que Strass Adesivo para o rosto e maquiagens como sombras, em cores neon, são o momento.
“Esses são os produtos que estão vendendo bastante, a partir de sexta-feira a gente espera que as vendas melhorem ainda mais. Estamos com bastante produtos, abastecidos para o Carnaval”.
Em outra loja, a atendente Melissa Silva, 22 anos, aponta para os produtos para a pele com purpurina, em cores neon, batons coloridos, e ressalta que são os itens mais procurados pelas clientes que buscam sair do básico no mês da folia. “O Carnaval só perde para o Natal, as vendas aumentam bastante agora. Todos esses produtos com brilho, coloridos, são coisas que nós sabemos que só vendem neste período, então a gente aproveita para colocar no salão tudo o que temos no estoque”.