Nas últimas semanas, Belém vem sofrendo com constantes quedas de árvores na região central da cidade. As quedas vem causando diversos transtornos para os moradores da capital paraense. Ruas interditadas, falta de energia e prejuízos patrimoniais são alguns dos problemas enfrentados.
Diante desse cenário, o prefeito de Belém, Igor Normando, vai apresentar nesta quinta-feira (06) um plano emergencial de supressão de árvores no centro de Belém. O plano será apresentado juntamente com a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma), Juliana Nobre.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Árvore cai na Batista Campos e deixa moradores no escuro
- Desde o início do ano, 11 árvores já caíram em Belém
- Árvore cai e deixa casas sem energia na avenida José Malcher
De acordo com a prefeitura, desde setembro do ano passado, nenhum serviço relacionado à manutenção das árvores do centro de Belém era realizado. Somente no primeiro mês de trabalho da nova gestão, a Prefeitura de Belém já mapeou 98 árvores precisando de manutenção, além de 27 com risco iminente de queda.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ainda no mês de janeiro de 2025, a prefeitura afirma que deu início às ações emergenciais de manutenção das podas de árvores. O trabalho começou pelo Bosque Rodrigues Alves e foi intensificado no início dessa semana para o centro da capital, onde estão registradas mais de 120 mil árvores, sendo, em sua maioria, centenárias.
A Semma informou que uma equipe técnica especializada tem realizado, desde então, a avaliação das árvores que necessitam de intervenção, seja poda ou supressão. O mapeamento, que é feito de forma contínua, considerou os seguintes aspectos: inspeção visual, análise fitossanitária e consulta a laudos prévios.