26 C
Belém
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Descrição da imagem

Belém registra queda significativa nos casos de dengue

Date:

Descrição da imagem

Com a chegada do período chuvoso em Belém, o alerta sobre casos de dengue voltam a preocupar a população e autoridades competentes, que designam esforços para combater a doença na cidade. 

Nos primeiros dias de 2025, a capital paraense registrou uma redução de mais de 1.400% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Até o dia 20 de janeiro foram registrados na cidade 11 casos da doença, contra 168 notificados a de 1º a 20 de janeiro de 2024. O chefe da Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Alberto Rodrigues, alerta que apesar dessa redução expressiva o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti segue intenso em todos os bairros e distritos do município. Na próxima sexta-feira (24), a comunidade de Brasília, em Outeiro, vai receber o Mutirão de Combate à Dengue.

“As visitas diárias a residências, com vistorias aos possíveis locais de proliferação do mosquito, são intensificadas neste período de chuvas mais frequentes. Além disso, realizamos mutirões nos bairros que apresentam maior número de notificações”, destaca Alberto.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ele acrescenta que além de verificar casas, quintais, comércios e terrenos baldios, os agentes de combate a endemias (ACEs) orientam a população sobre os cuidados com a limpeza dos quintais e o correto acondicionamento do lixo doméstico, promovendo a educação em saúde. O trabalho realizado pela secretaria é fundamental para a redução dos números da doença.

Ano passado foi atípico

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento significativo do número de casos de dengue em todo o País. No ano passado, o Brasil registrou cerca de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2023 esse número foi de 1,3 milhão.

Em 2024, foram registrados 3.189 casos confirmados de dengue em Belém, que teve, em 2023, 443 casos da doença. “O ano passado pode ser considerado um ano atípico em relação aos casos da doença. Estudiosos apontam que estavam em circulação no País, ao mesmo tempo, quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue. Belém acompanhou a tendência nacional com o aumento dos casos”, informa Alberto Rodrigues.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem