A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Secção Pará (Abrajet Pará), divulgará nesta sexta-feira (24), durante o evento “Novos Gestores”, na Estação das Docas, os dados do turismo de Belém gerados pela plataforma JANO, da empresa SPRINT Dados, sediada em Brasília. No levantamento denominado “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024”, os números apontam um cenário extremamente favorável ao crescimento e consolidação da capital do Pará, como modelo de destino turístico sustentável e competitivo.
Para a CEO da SPRINT Dados, Rayane Ruas, Belém está em ascensão no turismo nacional e internacional, já que desponta como um destino turístico estratégico, com o setor empregando mais de 16 mil pessoas em 2024 e um saldo positivo de 952 contratações, reforçando sua importância econômica.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Grupo RBA vai mostrar riquezas e potenciais do Pará; entenda
- Novas cachoeiras são descobertas no Pará; veja as imagens
- Holofotes: turismo tem crescimento de mais de 15% no Pará
“A cidade conta com uma infraestrutura robusta, com mais de 1.200 empreendimentos turísticos, mais de 1,7 milhão de desembarques nacionais e 81 mil desembarques internacionais no aeroporto – e no mesmo ano. Após o anúncio de Belém como sede da COP 30, as buscas por viagens à cidade cresceram mais de 75%, evidenciando o potencial para atrair visitantes e investimentos. Esses números mostram que, com inovação e planejamento pautado em dados, Belém pode se consolidar como um modelo de destino turístico sustentável e competitivo”, enfatiza.
O levantamento “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024” apresenta sete módulos de avaliação: “Empregos no Turismo”; “Movimentação Aérea Nacional e Internacional”; “Movimentação de Fronteiras”; “Mão de Obra no Turismo”; “Empresas com Cadastur”; “Buscas no Google”; e “Movimentação Terrestre”. Para ter acesso completo aos dados, os infográficos estão disponíveis em: https://n9.cl/nobui.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Empregos
A análise aponta que no ano passado foram 16.184 pessoas empregadas no setor do turismo e um saldo positivo de 952 novas contratações. São 6.850 empregados do gênero feminino e 9.334 do gênero masculino trabalhando em Belém. Esses empregados têm em média 36 anos de idade e possuem o ensino médio completo.
As informações extraídas do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea) e do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged), geradas na Plataforma JANO, mostram que o setor de serviços é o que mais emprega, tendo alcançado 92,15% das contratações, enquanto o comércio representa 7,85%.
Ainda de acordo com o Ipea, o segmento que mais emprega é o da alimentação com 63,09%, seguido pelos segmentos de alojamento (8,06%), transporte terrestre (6,93%), transporte aquaviário (3,84%) e agências de viagem (2,35%).
No módulo de empresas registradas no Cadastur do Ministério do Turismo, são 1.273 empreendimentos de turismo na capital paraense. Destes, 302 são restaurantes, 270 agências de turismo, 194 guias de turismo, 121 transportes turísticos, 108 meios de hospedagem e 107 organizações de eventos, 53 prestadores no segmento turístico, 50 empresas de infraestrutura, 38 locadoras, 11 turismos náuticos, 9 casas de espetáculos, 6 centros de convenções, 2 acampamentos e 2 parques aquáticos.
Aeroporto
A movimentação do aeroporto de Belém contou com mais de 1,7 milhão de desembarques nacionais e 81 desembarques internacionais. No módulo de movimentação aérea, é possível constatar que Guarulhos (22%), Brasília (11%), Macapá (10%), Campinas (8%) e Fortaleza (8%) são os cinco principais aeroportos de origem dos desembarques nacionais. Os meses de janeiro, julho e outubro de 2024 tiveram as maiores movimentações de passageiros do Brasil.
Já no desembarque internacional, os meses de maio, julho, setembro e outubro de 2024 foram os mais movimentados, sendo registrados 81.078 desembarques. Esses desembarques têm como origem os aeroportos de Fort Lauderdale (Estados Unidos) com 32.264 passageiros, Lisboa (Portugal) com 26.221 desembarques, Zanderij (Suriname) com 16.351 passageiros e Cayenne (Guiana Francesa) com 6.099 desembarques; houve também desembarques com origem em Orlando (Estados Unidos) e Maiquetía (Venezuela).
Franceses
O módulo de movimentação de fronteiras da Plataforma JANO mostrou que no ano de 2024 a capital do Pará recebeu 17.854 turistas estrangeiros, dos quais 98% utilizaram a via aérea para chegar no destino. Segundo a sua nacionalidade, estes turistas são da França (33%), Suriname (32%), Estados Unidos (10%), Portugal (6%), Alemanha (3%), Itália (2%), Reino Unido (2%), Espanha (2%), Bélgica (1%), Canadá (1%), Noruega (1%) e Guiana (1%).
O módulo “Buscas no Google” da Plataforma JANO mostrou que em março de 2024, Belém teve um aumento acima de 75% nas buscas por viagem no Google. Essas buscas foram feitas no Brasil e no exterior.