30.5 C
Belém
segunda-feira, dezembro 2, 2024
Descrição da imagem

Bares e restaurantes chegam com otimismo ao final do ano

Date:

Descrição da imagem

Após o início do pagamento das parcelas do décimo terceiro salário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou uma pesquisa que prevê otimismo entre os proprietários de estabelecimentos do setor neste período de festas. Um levantamento nacional, com quase 2.200 entrevistados, apontou que 78% acreditam em aumento nos lucros em dezembro.

A percepção do mercado não vinha sendo positiva neste ano devido ao aumento da inflação. De acordo com dados recentes do IPCA, as carnes registraram alta de 5,81%. Além disso, a inflação acumulada no setor de alimentação fora do lar no ano foi de 4,13%. Já o índice geral de preços ao consumidor amplo está em 4,76%, um pouco acima da meta de 4,5%. Além do décimo, outro ponto que pode ajudar a alavancar o setor, segundo a Abrasel, é o período de férias e recessos adotado por algumas empresas com a proximidade do Natal e Réveillon.

Em Belém, a perspectiva também é positiva. Jéssica Leitão, 32 anos, sócia da Cervejaria Uriboca, no bairro Umarizal, conta que o empreendimento começou com a produção de cerveja artesanal para terceiros há cinco anos. Depois da melhora nas vendas, resolveu alugar um ponto físico em abril de 2023. Esta será a segunda vez que o negócio atravessará o mês de dezembro. “A gente conversa com muitos empreendedores e sempre falam que o fim do ano é a época de ganhar dinheiro e fazer o negócio movimentar”, diz a empresária.

Conteúdos relacionados:

Diferente de outros lugares do país, onde o fim e o início do ano serão atingidos em cheio pelo verão, no Pará a situação muda, especialmente a partir de janeiro, com a intensificação do inverno amazônico. “É um período inevitável aqui em Belém, que é a época de chuva no início do ano. Então, a gente procura sempre faturar bastante no final do ano para poder até dar uma segurada na época de chuva. A galera realmente não sai de casa”, explica Jéssica. Para ela, no entanto, a tendência é de um dezembro melhor do que o passado, principalmente pelo amadurecimento do bar. “No passado, a gente teve uma boa aderência aqui dos nossos clientes. Foi excelente e eu acredito que este ano pode ser bom ou melhor”.

No Boulevard da Gastronomia, onde está situado o tradicional restaurante Point do Açaí, as perspectivas também são positivas, principalmente devido ao aumento de espaço com o fim das obras no local. “É o primeiro ano que a gente vai trabalhar aqui com o Boulevard da Gastronomia, então a gente tem bastante espaço, até duplicou em relação ao ano passado. Assim, conseguimos atender muito mais clientes”, comemora Nazareno Alves, 47, dono do Point do Açaí.

Alves vê 2025 com otimismo. O empreendedor prevê bons resultados com a chegada de eventos internacionais. “Tivemos há pouco um evento de porte internacional, que foi o show do Alok. Estamos muito felizes pelo ano que vai entrar, o ano da COP-30, porque a gente sabe que o mundo vai estar com os olhos voltados para a Amazônia. A gente vem se preparando em todos os aspectos: ampliação, treinamento e inovação, com novos pratos”.



Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A pesquisa, realizada no final de outubro, aponta ainda que 40% dos entrevistados devem contratar novos funcionários para atender à demanda a partir de dezembro. Outros 53% pretendem manter a força de trabalho atual, e apenas 7% planejam demissões.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem