Na manhã desta quarta-feira (17), o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. A celebração ocorreu na capital paraense e contou com a presença do clero da Arquidiocese e de fiéis. Durante a cerimônia, os padres renovaram seus compromissos sacerdotais, como parte do calendário litúrgico da Igreja Católica.
Após a celebração, circularam informações em alguns veículos de comunicação afirmando que Dom Alberto teria lido sua carta de renúncia durante a homilia. A Arquidiocese de Belém, por meio de sua assessoria de comunicação, esclareceu que a informação está incorreta.
Conteúdo relacionado:
- Saiba como será a sucessão na Arquidiocese de Belém
- Círio, Papa e mais: Arquidiocese de Belém encanta ao entrar na trend Pixar
- Novo arcebispo de Belém já tem data para chegar à capital paraense
Segundo a Arquidiocese, é comum que, em celebrações desse porte, a homilia do arcebispo seja lida e posteriormente divulgada na íntegra à imprensa. No entanto, a carta de renúncia mencionada não foi apresentada no evento. De acordo com o Código de Direito Canônico, esse tipo de documento é reservado e deve ser encaminhado diretamente ao Papa, não sendo de divulgação pública no momento da entrega.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A Arquidiocese reforçou a necessidade de verificação de informações antes da publicação e colocou sua assessoria à disposição para esclarecimentos. A instituição também destacou que está aberta ao diálogo com os meios de comunicação que busquem informações com responsabilidade e rigor informativo.