27 C
Belém
segunda-feira, setembro 23, 2024
Descrição da imagem

Ananindeua: Thiago Bessa quer criar renda para moradores

Date:

Descrição da imagem

A TV RBA – Canal 13 deu início na sexta-feira (20), à série de entrevistas com os candidatos que concorrem à prefeitura de Ananindeua, segunda cidade mais populosa do Pará, nas Eleições Municipais 2024, com primeiro turno marcado para 6 de outubro.

Serão seis entrevistados até o dia 27 de setembro, sempre no Bora Cidade, com início às 11h50, e condução dos apresentadores Agenor Santos e Nathália Lago. Thiago Bessa, do Psol, foi o primeiro a ser sabatinado, e detalhou planos de criar uma renda básica para moradores do município, ampliar a estratégia de Saúde da Família, criar mais creches, além de uma nova solução para o descarte do lixo em parceria com outras prefeituras da Região Metropolitana de Belém.

Leiam mais:

Bora Cidade entrevista o atual prefeito Edmilson RodriguesRBATV recebe Eguchi para entrevista no Bora Cidade

Todos os arguidos terão exatos dez minutos de tela e depois mais 30 segundos para as considerações finais. A ordem de entrevistas foi definida em sorteio realizado no dia 6 de setembro, no prédio-sede do GRUPO RBA, na presença dos representantes das campanhas. Pela ordem, o próximo candidato a ser ouvido será Eliel Faustino, do União Brasil, nesta segunda-feira (23).

Thiago Bessa anunciou a proposta do programa Muda Ananin de renda mínima acompanhada de política de profissionalização e encaminhamento para o mercado de trabalho, além da criação do Banco do Povo. “Quase a metade da população vive com uma renda média de um salário mínimo por família. Isso demonstra a necessidade da gente ter renda básica no município”, justificou, sugerindo que, se eleito, vai buscar parcerias com os governos estadual e federal.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O candidato do Psol também defendeu a importância de ampliar a participação popular nas decisões da gestão municipal, de modo que isso ajude a atender as demandas mais urgentes. “As pessoas não sabem o que é feito dos recursos da prefeitura. A gente tem uma cidade que não tem direito a ter um pronto-socorro funcionando de forma efetiva, que não tem um hospital materno infantil em funcionamento, sendo que em termo de renda per capta, o orçamento de Ananindeua é inclusive maior do que o da capital. No governo de um médico a população padece na saúde pública. Isso é um absurdo”, criticou.

Se eleito, Bessa quer implementar pelo menos cinco Centros de Educação Unificada de Educação, Esporte, Lazer, Cultura e Meio Ambiente, que ganharão nome de “CÉUs de Ananin”. “Neles teremos creche, salas de aula multiuso para curso técnico e até curso superior em parceria com as universidades públicas”, detalhou, anunciando que esses centros seriam erguidos nos bairros da Guanabara, Cidade Nova, Centro, Distrito Industrial e Paar.

SEGURANÇA

Na segurança, Thiago propõe a criação da Patrulha da Mulher, além de realização de concurso público unificado para ampliar o efetivo da guarda municipal e dos servidores públicos de um modo geral. “É uma vergonha que o nosso município seja um dos que menos gasta com pagamento de folha de pessoal. Isso significa que tem poucos profissionais na prefeitura para garantir serviço público de qualidade. No final das contas, quem sai prejudicada é a população”, defendeu. Comprometeu-se ainda em melhorar a iluminação com lâmpadas de LED.

Na mobilidade, o candidato quer criar o “Ananin Integrada”, com uma frota de ônibus com ar condicionado para garantir conforto e segurança, sendo todos os ônibus equipados com oito câmeras cada um. Os domingos serão de passe livre para a população, e estudantes da rede pública terão passe irrestrito todos os dias. Também destacou a necessidade de garantir mais acesso a espaços públicos, principalmente aos fazedores de cultura.

Thiago encerrou a entrevista falando sobre a ideia de criar um aterro sanitário que atenda toda a RMB que transforme resíduos sólidos em renda. “Por que aqui não pode, se tantos lugares já fazem isso? Com isso avançamos na sustentabilidade, e ainda vamos criar o programa de descontos ‘IPTU Verde’, que vai oferecer desconto às famílias que têm quintal em casa, além da geração de energia renovável”, concluiu.

Quem é Thiago Bessa

Professor de Geografia e mestre em Desenvolvimento Sustentável, Thiago Luan Bessa Martins tem 32 anos e esta é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo pela Federação Psol/Rede.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem