No conjunto Cidade Nova, em Ananindeua, as praças que deveriam ser espaços públicos de uso comum de lazer e recreação para a prática de atividades físicas, eventos culturais e da comunidade, estão distantes desse objetivo, uma vez que se encontram completamente abandonadas e longe de servir à população.
E a situação do Complexo Esportivo da Cidade Nova 6 não é diferente. Na última semana, o município que é o segundo mais populoso do Estado, completou 81 anos, no entanto os moradores não têm muito o que comemorar. O espaço público que deveria ofertar lazer esportivo, recreação infantil e convivência da população, está com as obras paralisadas desde 2022.
Leia mais:
- Prefeitura de Ananindeua abandona complexo da Cidade Nova 6
- Sujeira em Ananindeua: população limpa a Cidade Nova 6 por conta própria
Embora em janeiro de 2023, a Prefeitura de Ananindeua tenha assinado a ordem de serviço para a reforma no Complexo, até o último domingo (05), o local estava isolado por tapumes e fechado ao público. Nesta segunda-feira (06), um dia após moradores se reunirem para limpar o local, agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) do município apareceram trabalhando, retirando o lixo e o mato que crescia.
Alguns moradores que passavam pelo local celebravam a ação depois de muito tempo. Frases como “Depois de tanto tempo reclamando, resolveram fazer algo” e “Isso tudo por causa da mídia, senão nem ia resolver”, foram ditas por transeuntes que preferiram não se identificar à reportagem. Mas apesar da limpeza, o Complexo continua com as obras inconclusas.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Estruturas de madeiras podre e quase tombando, poças de águas por todos os perímetros, muros vandalizados por pichações, bancos e pisos com limo, assim como o campo de futebol cheio de mato e com as traves tombadas, são o retrato do abandono do espaço público esportivo.
LIXO
Na Praça Bento Siqueira, na arterial 5-A, os balanços e a gangorra infantil que deveriam propiciar momentos de lazer às crianças do bairro estão inutilizáveis, quebrados e enferrujados, o que pode colocar em risco a segurança do público em geral. Os aparelhos de academia da praça também estão com a estrutura precária. Além disso, o problema do lixo também impera, já que por causa da falta de coleta de lixo alguns moradores descartam lixo doméstico no local.
Outro espaço que sofre com o abandono do poder público municipal é a Praça Nonato Sanova, localizada na Cidade Nova 5. Cercada por tapumes, a praça foi fechada ao público para a execução dos serviços de reforma, iniciada em 04 de março de 2024, como informa a placa no local. As obras ainda não foram concluídas e os trabalhadores não foram vistos atuando. O valor total da obra é de R$739.867,49. A reportagem solicitou um posicionamento da Prefeitura de Ananindeua sobre a situação, mas não houve retorno.