26 C
Belém
quinta-feira, novembro 28, 2024
Descrição da imagem

Ananindeua espera há dois anos pelo complexo de saúde

Date:

Descrição da imagem

O acesso aos serviços básicos de saúde em Ananindeua continua bastante complicado para as quase 480 mil pessoas que moram no município, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os moradores do Paar, por exemplo, esperam ansiosos pelo fim da longa reforma do complexo de saúde do bairro. Isso porque o prazo de entrega da obra estava previsto para 4 meses após a assinatura da Ordem de Serviço (OS), em junho de 2022, o que não aconteceu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Alagamento em Ananindeua vira tormento para moradores

Ananindeua tomada pelo lixo. Veja os pontos mais críticos

Até agora o posto de saúde não foi entregue à população pelo prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos, que é médico e proprietário de um hospital particular na cidade, e o reparo segue a passos lentos. E há verba federal na obra. Uma placa em frente à unidade informa o número de contrato com a Caixa, que financia a reforma, tendo a empresa Jupe Empreendimentos LTDA como a responsável pela execução.

Por conta da reforma, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Maria Moraes e da Urgência e Emergência do Paar foram remanejados para o mesmo local, uma “tenda” improvisada construída na praça da avenida Rio Solimões. Segundo uma moradora que não quis se identificar, a reforma está demorando bastante e o atendimento no local improvisado é precário.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

De acordo com matéria divulgada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), o Complexo de Saúde do Paar chega a atender cerca de 20 mil pessoas, incluindo moradores da área do Curuçambá e das ilhas. Somente a obra da UBS conta com investimento de R$ 1.007.041,04.

“Hoje todo o complexo de saúde aqui do Paar será revitalizado. Pedi para que a urgência e emergência aqui do Paar siga um padrão parecido com uma UPA, para que a gente possa dar qualidade de atendimento aqui no Paar para vocês”, disse em junho de 2022 o prefeito, ao lado da esposa, Alessandra Haber, deputada federal que também é médica.

Quase dois anos depois, nada avançou. E no momento em que a equipe de reportagem esteve no local, por volta das 10h de segunda-feira, 1, não havia movimentação alguma de trabalhadores na obra.

Atendimento de pessoas autistas é feito em prédio com obras inacabadas

O descaso com a saúde no município não se limita às obras em atraso, e se estendem ainda a outras entregues a toque de caixa, como o Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), inaugurado em outubro de 2023 pelo prefeito de Ananindeua para garantir um atendimento minimamente digno a pessoas autistas.

O prédio está localizado na avenida Cláudio Sanders, no bairro do Maguari, e, atualmente, apenas o andar inferior de um prédio de dois andares pode ser utilizado para atendimento especialmente das crianças autistas. Segundo dados oficiais, Ananindeua tem atualmente cerca de mil crianças e adolescentes diagnosticadas autistas, e muitas delas estão privadas de um atendimento gratuito por conta dos raros espaços públicos no município e o único apresentado como referência ainda não está totalmente funcional.

 
  

O DIÁRIO recebeu imagens registradas por um morador que revelam a situação de abandono do local. O segundo andar da unidade, por exemplo, está com obras inacabadas, com acúmulo de entulho e lixo, como carteiras de cigarros, entre outros. Há denúncias de que o espaço seria utilizado por moradores em situação de rua e usuários de drogas, já que o acesso ao imóvel é possível a qualquer pessoa.

Além disso, uma piscina localizada nos fundos do prédio, que seria utilizada nas terapias para os pacientes, está abandonada e suja, e pode ser facilmente foco para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. O CERTEA foi inaugurado pelo prefeito de Ananindeua, com emenda parlamentar da deputada federal Alessandra Habe.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem