24 C
Belém
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Descrição da imagem

Alunos do Pará conquistam medalhas na Olimpíada de Geografia

Date:

Descrição da imagem

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos.

Estudantes da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Prof. Maria de Nazaré Guimarães Macedo, no município de Curuçá, foram premiados na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), se destacando entre diversas escolas de todo o país. A OBG ocorre desde 2015 e desafia alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio a aplicarem seus conhecimentos em Geografia em diferentes situações.


true

Participando pela primeira vez da competição, a escola inscreveu 30 alunos, divididos em 10 equipes, sob a orientação do professor Flávio Lima. A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma oportunidade valiosa para estimular o desenvolvimento das ciências geográficas no Brasil. “Além de reforçar a importância da Geografia na compreensão dos desafios sociais e na busca de soluções, promovendo a cidadania e a responsabilidade social”, afirma o professor.

VEJA TAMBÉM

UFPA realiza nova chamada do Processo Seletivo 2024Pará possui a maior frota de motocicletas da região NorteOnda de calor na capital é atípica. Entenda!

Flávio também celebrou os resultados obtidos. “Inicialmente, nosso foco era no aprendizado lúdico e na revisão de conteúdos, mas conforme as fases avançaram, percebemos o potencial de conquista da escola. Fomos reconhecidos ao lado de instituições tradicionais, até da capital”, disse ele.

A OBG é dividida em duas fases: uma estadual, com provas online, e uma nacional, que ocorrerá em novembro. Na etapa estadual, realizada entre 5 e 23 de agosto, cinco equipes da EETEPA foram premiadas. Três delas conquistaram medalhas de prata, enquanto duas levaram bronze.

Entre os medalhistas, Ana Clara Pinheiro, do 3º ano do curso de Agroecologia, destacou o entusiasmo por Geografia e o apoio recebido. “Nós já tínhamos estudado alguns tópicos no ano anterior, e a preparação para a prova foi intensa. Estou muito feliz com nossa conquista”, afirmou a integrante da equipe “Estrelas da Ação”, que recebeu medalha de prata.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Já Glenda Rocha, aluna do curso Técnico em Enfermagem e integrante da equipe “As Amazonas”, também premiada com prata, falou sobre a preparação rigorosa que levou ao sucesso. “Essa é minha segunda experiência com olimpíadas científicas, e o trabalho em equipe foi fundamental para nosso bom desempenho”, relatou.

A diretora da escola, Veruschka Melo, ressaltou que o incentivo às ciências e à criatividade é um dos pilares da EETEPA. “Queremos formar cidadãos críticos, criativos e engajados. A participação na OBG é um reflexo desse objetivo, e os resultados foram excepcionais”, concluiu a diretora.

A cerimônia de premiação das equipes vencedoras ocorrerá na sexta-feira (13), coincidindo com a visita da “Caravana da Ciência e Tecnologia”, um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que traz à escola oficinas de ciência e tecnologia, incluindo empreendedorismo, robótica e impressão 3D.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem